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Tipo: Tese
Título: As contribuições da aprendizagem cooperativa para a formação humana e acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará.
Autor(es): Vieira, Hermany Rosa
Orientador: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa;Avaliação da Aprendizagem;Formação Humana;PACCE
Data do documento: 2019
Citação: VIEIRA, Hermany Rosa. As contribuições da aprendizagem cooperativa para a formação humana e acadêmica dos estudantes de graduação da universidade federal do ceará. 2019. 206f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.
Resumo: Esta pesquisa analisou o uso da Aprendizagem Cooperativa em um programa desenvolvido entre graduandos da Universidade Federal do Ceará, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis – PACCE. O objetivo consistiu em analisar a contribuição da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências cognitivas e formação humana em estudantes participantes do PACCE na UFC no primeiro semestre de 2016. A abordagem teórica começa com um levantamento histórico da Aprendizagem Cooperativa. A fundamentação teórica da referida metodologia foi desenvolvida pelos irmãos David e Roger Johnson e seus colabores (1998), e referenciada por Gavilán e Alario (2015) com base nos postulados de Jean Piaget, Lev Vygotsky sobre a cooperação no processo de aprendizagem e Kurt Kafka sobre as interações sociais. Os postulados da Aprendizagem Cooperativa estão substancialmente embasados em cinco pilares: Interdependência Positiva, Responsabilidade Individual, Habilidades Sociais, Interação Promotora e Processamento de Grupo. A pesquisa analisou ex post facto os documentos referentes às ações no 1º semestre de 2016 no Programa. Foram consideradas as participações de articuladores (bolsistas e voluntários) que desenvolveram uma célula de estudo usando a Aprendizagem Cooperativa como metodologia, tendo como tema uma disciplina de seu curso, assim como suas participações em todas as atividades do Programa (61 articuladores). Analisou ainda, comparativamente, os resultados acadêmicos dos membros das referidas células (214 membros de células) e dos colegas das mesmas disciplinas (3051 colegas). Os resultados acadêmicos demonstram que, em 72% das disciplinas, houve aumento na média final. Individualmente, 88% dos articuladores foram aprovados enquanto a média de aprovação dos colegas de classe foi de 73%. Sobre os ganhos na formação humana, 98% citaram a importância de compreender o outro e 95% fizeram referência às novas amizades como aspectos positivos em seus relatos.
Abstract: This research analyzed the use of Cooperative Learning in a program developed among undergraduates of the Federal University of Ceará, the Cooperative Learning Program in Student Cells - PACCE. The objective was to analyze the contribution of Cooperative Learning in the development of cognitive skills and human formation in students participating in PACCE at UFC in the first semester of 2016. The theoretical approach begins with a historical survey of Cooperative Learning. The theoretical foundation of this methodology was developed by the brothers David and Roger Johnson and their collaborators (1998) and referenced by Gavilán and Alario (2015) based on the postulates of Jean Piaget and Lev Vygotsky on cooperation in the learning process and Kurt Kafka on social interactions. The postulates of Cooperative Learning are substantially based on five pillars: Positive Interdependence, Individual Responsibility, Social Skills, Promotive Interaction, and Group Processing. The research analyzed ex post facto the documents related to the actions in the 1st semester of 2016 in the Program. Participation of articulators (with and without scholarships) who developed a study cell group using Cooperative Learning as a methodology, with a course of their major as well as their participation in all Program activities (61 articulators), were considered. It also compared the academic results of the members of the referred cells (214 cell members) and the colleagues of the same disciplines (3051 colleagues). Academic results show that, in 72% of the courses, there was an increase in the final average. Individually, 88% of the articulators were approved while the average classmate approval was 73%. Regarding the gains in human formation, 98% cited the importance of understanding each other and 95% referred to new friendships as positive aspects in their reports.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45838
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