Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45861
Title in Portuguese: As múltiplas facetas de Eduardo Campos (Litinho - Manuelito - Manecão - Manolo - Meninão - Edu - Eduardinho)
Author: Sales, Gertrudes Costa
Keywords: Literatura brasileira
Literatura cearense
Campos, Eduardo, 1923-2007
Jornalismo e literatura
Issue Date: 2017
Publisher: Expressão Gráfica e Editora
Citation: SALES, Gertrudes Costa. As múltiplas facetas de Eduardo Campos (Litinho – Manuelito – Manecão – Manolo – Meninão – Edu - Eduardinho). IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p.145-152.
Abstract in Portuguese: O presente artigo apresenta um panorama das produções literárias de Eduardo Campos nos jornais cearenses, e a relação que teve com a memória da imprensa. É um encontro e um encantamento com ideias e perguntas de palavras distintas, manuseadas por muitas mãos. A análise dessa pesquisa vai mostrar a relevância da cultura cearense na formação intelectual do múltiplo escritor, pesquisador e estudioso. Com sua paciência, escreveu livros imprescindíveis para a história do Ceará. Aliás, como afirma José Costa Matos "Eduardo Campos, é o próprio desenvolvimento histórico. Sua vida tem trechos de identificação com a história do jornalismo, história do rádio e da televisão. Dirigente os jornais "Unitário" e "Correio do Ceará': o polígrafo de tantas décadas e vitórias da nossa cultura" (ACL. P. 206). O criador não economizou ao concebê-lo com tantos talentos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45861
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978 85 420 1011 4
Appears in Collections:DLIT - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_capliv_gcsales.pdf4,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.