Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46030
Title in Portuguese: Juventude e espaços sociais: uma análise conceitual
Author: Campos, Tarciana de Queiroz Mendes
Barbalho, Alexandre Almeida
Keywords: Juventude
Jovens - Mídia
Espaço social
Política pública
Issue Date: 2011
Publisher: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citation: CAMPOS, Tarcianade Queiroz Mendes; BARBALHO, Alexandre Almeida. Juventude e espaços sociais: uma análise conceitual. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, jun. 2011.
Abstract in Portuguese: Este artigo é um estudo teórico de análise de questões referentes ao conceito juventude. O texto conceitual constitui um suporte às investigações desenvolvidas durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará. As investigações envolveram quatro grupos de estudantes de quatro instituições da rede pública de ensino da cidade de Fortaleza, que estavam envolvidos na gestão e produção em radioescolas. No ano de 2010, período de realização da pesquisa, as idades dos sujeitos que fizeram parte do estudo variavam entre 13 e 17 anos, enquanto as séries escolares variavam da 7ª à 9ª série. Assim, para operacionalizarmos o conceito juventude com esses grupos, procedemos a um estudo teórico que nos levasse à compreensão de algumas questões. Quais são as condições em que uma sociedade constrói o seu referencial do que é juventude? Como se dá a circulação dos jovens sujeitos da pesquisa nos espaços sociais? A abordagem dessas questões é o que se segue neste artigo. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46030
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179-9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_art_tcamposabarbalho.pdf314,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.