Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4606
Título: Estudos de comunidade: teoria e/ou método?
Autor(es): GOLDWASSER, Maria Julia
Palavras-chave: Antropologia
Comunidade
Grupos sociais
Realidade
Data do documento: 1974
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: GOLDWASSER, M. J. (1974)
Resumo: Os chamados "estudos de comunidade" representam uma tentativa de apreensão unitária da realidade social. Metodologicamente, refletem uma transposição para o âmbito das sociedades complexa, das técnicas de investigação caracteristicamente desenvolvidas pela Antropologia Clássica no estudo das sociedades ditas primitivas (1) . Do modelo teórico destas sociedades, implícito naquela transferência de abordagem, destacaram-se as dimensões de homogeneidade e isolamento que se assumiam como condições necessárias à aplicação do método antropológico, produzindo-se os primeiros estudos de comunidade preferencialmente sobre pequenos aglomerados rurais relativamente compartimentalizados em suas ligações com a sociedade global. A proposição fundamental consistindo em captar a comunidade como uma forma de organização total, o problema preliminar que se expôs foi o da possibilidade de delimitação de suas fronteiras e o de determinação de sua configuração intrínseca. As críticas que inicialmente se apontaram aos estudos de comunidade incidiram justament0 sobre as limitações do enfoque isolacionista recortando a comunidade desconectada da sociedade global. Não somente constituía, sob qualquer ângulo, um problema empírico a demarcação dos contornos
Descrição: GOLDWASSER, Maria Julia. Estudos de comunidade: teoria e/ou método? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 69-81, 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4606
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_MJGoldwasser.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.