Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4607
Título: Heidegger e o fim da filosofia
Autor(es): OLIVEIRA, Manfredo Araújo de
Palavras-chave: Filosofia
Tempo (Filosofia)
Heidgger, Martin, 1889-1976
Filosofia moderna
Metafísica
Data do documento: 1974
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: OLIVEIRA, M. A. (1974)
Resumo: A partir da publicação de Sein und Zeit, em 1927, o pensamento de Heidegger foi situado no centro mesmo das preocupações filosóficas da atualidade. Contactar com Heidegger significa contactar com toda a tradição de pensamento do ocidente, já que sua Filosofia nada mais é do que um profundo diálogo com aquele tipo de pensamento, que sempre permanece o Horizonte, a partir do qual nossas perguntas encontram seu sentido (1) Daí porque, para ele, a tarefa fundamental do filósofo, hoje, é, justamente, perguntar pela natureza, pelo sentido deste Horizonte, aue nos marca como homens ocidentais ou seja, noutras palavras, o prjmeiro trabalho da Filosofia é se perguntar "o que é a metafísica" (2). Toda a vida pensante de Heidegger pode ser considerada como uma meditação contínua sobre os problemas que a metafísica ocidental levantou. Já seu despertar para a Filosofia se realizou através do contacto com o filósofo, que conseguiu elaborar racionalmente as estruturas fundamentais do saber metafísico ou seja com Aristóteles. A primeira obra filosófica que Heidegger leu foi o trabalho de Franz Brentano sobre os problemas centrais da metafísica aristotélica: Da múltipla significação do ente segundo Aristóteles (3). Heidegger
Descrição: OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Heidegger e o fim da filosofia. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 29-54, 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4607
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_MAOliveira.pdf3,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.