Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4625
Título: E depois do behavioralisl: o quê? (Considerações em Busca de uma Ciência Política mais Realista)Busca de uma Ciência Política mais Realista)
Autor(es): BARAK, Jim A.
BEZERRA, Agamenon
Palavras-chave: Ciência política - metodologia
Métodos de Pesquisa
Data do documento: 1974
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: BARAk, J. A. ; BEZERRA, A. (1974)
Resumo: Numerosos trabalhos de ciência política, bem como de outras disciplinas sociológicas, freqüentemente giram em torno do status da pesquisa política. Ao lerem alguns destes trabalhos, muitos cientistas políticos tornam-se apáticos com relação ao conteúdo e logo se dedicam à leitura de ensaios mais substantivos e relevantes - quando não mais estimulantes e compensadores - em vez de continuarem engajados na leitura de estéreis discussões metodológicas. Tal afirmação não implica em negarmos que posturas metodológicas não possam determinar ou produzir trabalhos substantivos. Metodologia, diga-se de passagem, não é uma especialidade ou técnica esotérica mas a determinação do escopo e do método da inquirição política. De qualquer modo, somos da opinião de que o chamado "ecletismo metodológico" que muitos cientistas políticos dizem praticar geralmente, envolve um elevado grau de parcialidade com relação ao positivismo e ao cientificismo. Assim, apesar de alguns considerarem-se neutros ou céticos com relação a algumas das concepções positivistas, a maioria dos cientistas políticos contemporâneos parecem unânimes em suas preocupações com a pesquisa empírica, com a aplicação de técnicas quantitativas em seus trabalhos, com a objetividade científica e, - acima de tudo - com a imagem da ciência como objeto de leis
Descrição: BARAK, Jim A. ; BEZERRA, Agamenon. E depois do behavioralism: O quê? (considerações em busca de uma ciência política mais realista). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 11-18, 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4625
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_JABarak.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.