Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4626
Título: Os modelos abstratos na explicação em ciências do comportamento: A posição de Jean Piaget
Autor(es): BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Behaviorismo (Psicologia)
Piaget, Jean, 1896-1980
Epistemologia
Data do documento: 1974
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: BEZERRA DE MENEZES, E. D. (1974)
Resumo: É fato notório que as contribuições científicas de PIAGET recebem atualmente uma difusão cada vez maior. Por toda parte, no mundo, aparecem traduções de suas obras principais e até de seus trabalhos mais secundários .. Grupos interessados se formam para a análise ou aplicação de suas teorias ou mesmo para simples exegese e interpretação de suas afirmações, enquanto é cada vez maior o volume de publicações a respeito do conjunto de sua obra ou de alguns de seus aspectos particulares. Se, no entanto, existe hoje tal divulgação de suas idéias, o que é perfeitamente explicável face à riqueza e fecundidade de seus pontos de vista, à seriedade de seu conteúdo e à amplitude dos conhecimentos e interesses que comportam, nem sempre gozaram do apreço que atualmente lhes é concedido. Pelo menos em relação ao (*) O presente trabalho exige alguns esclareCimentos prévios. Antes de tudo, nio pretende ser urna discussão exaustiva do tema que o titulo parece sugerir. Trata- Ee, na verdade, de algo bem ma:ls modesto : simples apresentação, com alguns comentários, de uma resposta - de caráter autobiográfico - que PIAGET oferece a algumas objeções acerca do uso de modelos abstratos (lógico-matemáticos) nas expllcações, sobretudo em psicologia. Por outro lado, ele possu'l uma história pessoal: com efeito, origina-se de um velho artigo, de cunho jornalistico, escrito em rnarçc de 1960, em Paris, quando o autor, ainda jovem estudante, seguia os cursos de PIAGET na Sorbonne. Hoje, 14 anos depois, tomo a deCisão de reescrevê-lo, embora mantendo o essencial do roteiro adotado então (sobretudo
Descrição: BEZERRA DE MENEZES, Eduardo Diatahy. Os modelos abstratos na explicação em ciências do comportamento: a posição de Jean Piaget. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 83-109, 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4626
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_EDBMenezes.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.