Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4629
Título: Vidas privadas: a propósito de uma estratégia de sobrevivência de mulheres pobres
Autor(es): PINTO, Celi Regina Jardin
Palavras-chave: Mulheres pobres
Mulheres - Condições sociais
Sobrevivência
Data do documento: 1994
Editor: http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v42n2
Citação: PINTO, C. R. J. (1994)
Resumo: E ste trabalho está preocupado em discutir uma das possibilidades estratégicas de sobrevivência de mulheres pobres não profissionalizadas, pertencentes às camadas economicamente marginalizadas da sociedade brasileira na crise dos anos 90. O problema a ser analisado tem duas vertentes: a primeira diz respeito à centralidade da publicização das vidas privadas nas estratégias de sobrevivência destas mulheres em um programa de rádio popular. 1 A segunda refere-se à apropriação por parte do apresentador do programa do discurso das mulheres reforçando a responsabilidade privada dos problemas por elas apresentados e silenciando sobre qualquer possibilidade de estratégia coletiva de luta por melhores condições de vida. Discuti em artigo anterior as potencialidades da constituição de novos sujeitos políticos através da atuação das mulheres de camadas populares em movimentos sociais populares que constróem discursos de ação coletiva e atuam como novos sujeitos, principalmente na política local. Também naquela oportunidade discuti a dupla face destes novos sujeitos que ao mesmo tempo que transformam- se em agentes participa ti vos da luta política, constróem possibilidades de transformar suas posicionalidades enquanto mulheres nas relações de poder cotidianas que as constituem enquanto sujeito da vida privada.
Descrição: PINTO, Celi Regina Jardin. Vidas privadas: a propósito de uma estratégia de sobrevivência de mulheres pobres. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 93-109, 1994.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4629
ISSN: 0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_CRJPinto.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.