Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46407
Title in Portuguese: Avaliação do teor de clorofila ao fim do cilco do feijão caupi, em consórcio com capim panicum maximum, sob lâminas e épocas de transplantio.
Author: Aragão, Francisco Thiago de Albuquerque
Chagas, Keivia Lino
Silva, Tiago Cavalcante da
Silva, Daniela Andreska da
Viana, Thales Vinicius de Araujo
Keywords: Lavoura-pecuária
Disponibilidade hídrica
Épocas de plantio
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: ARAGÃO, Francisco Thiago de Albuquerque et al. Avaliação do teor de clorofila ao fim do cilco do feijão caupi, em consórcio com capim panicum maximum, sob lâminas e épocas de transplantio. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: RESUMO: As principais causas que afetam ou provocam o desenvolvimento da planta, pode estar relacionada com processo fotossintético, as plantas consorciadas provocam uma diminuição parcial ou total da luz, devido a este motivo é relacionado como uma da principais causas de inviabilidade de luz que é a principal fonte no processo de fotossintetize. Avaliou-se o índice de clorofila presente em plantas de feijão caupi na fase final de produção, em experimento desenvolvido na área experimental pertencente ao departamento de Engenharia Agrícola da UFC, em Fortaleza – Ce, Brasil, com delineamento experimental em blocos casualizados e parcelas subdivididas, sendo composta as parcelas pelos tratamento de lâminas diferenciadas em relação a evaporação do tanque classe A (ECA) ( 0,25; 0,50; 0,75; 1,00; 1,25 vezes a ECA) e as sub-parcelas compostas pelo tratamento épocas de transplantio do capim (0; 5; 10; 20 DAEF – Dias após a emergência do feijão.), cada tratamento era composto por três repetições. Observando o efeito das lâminas avaliadas, destacaram-se as equivalentes a 0,75 e 1,00 vezes ECA, as quais apresentaram maior índice de clorofila nas folhas do Feijão – Caupi. Quanto ao tratamento de época de inserção do capim, o maior destaque foi para as épocas de 10 e 20 DAEF, mostrando que a competição da leguminosa com a gramínea, afeta diretamente a produção de clorofila na planta do feijão.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46407
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ftaaragao.pdf50,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.