Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46477
Tipo: TCC
Título: Impactos da entrada do Uber no mercado de transportes municipais de Sobral-CE
Autor(es): Silva, Francisco Ian Lima da
Orientador: Silveira, Georgeana Amaral Maciel da
Palavras-chave: Uber;Transportes;Variação;Bem-estar;Ganho
Data do documento: 2018
Citação: DA SILVA, F. I. L.
Resumo: O presente estudo tem como finalidade, analisar os impactos provocados pela entrada do Uber no mercado de transportes de passageiros na cidade de Sobral-CE, explorando principalmente, as vantagens que o novo serviço privado trouxe para o bem-estar dos consumidores da cidade dado a nova cobrança de preços praticado pelos taxistas, que, antes da chegada do serviço privado, possuía a exclusividade da prestação do serviço e uma cobrança de preços mediante a tabela de forma imposta pela Prefeitura da cidade, que tinha como base 91 bairros e pontos da cidade. Como não se tinha dados a respeito das variações de demanda pelo serviço de transporte na cidade, antes e após a entrada do serviço privado, o trabalho evidencia a melhora de bem-estar avaliando à prática de novos preços utilizados pelo serviço público, que atualmente é estipulada pelo taxímetro. Para o cálculo dos novos preços com o uso do taxímetro, utilizou-se as menores e maiores distâncias que o motorista de táxi poderia escolher para chegar até o destino do utilitário serviço, tanto na bandeira 1, quanto em bandeira 2. A partir disso, comparando os preços antigos, calculou-se as variações de preços causada com a nova prática de preços. Assim, de acordo com os resultados, a maioria dos novos preços praticados pelos taxistas (cerca de 71, 5%) obtiveram variações positivas, desse modo, o Uber, além de possibilitar uma nova opção de escolha do serviço, trouxe também um ganho de bem-estar aos consumidores utilitários do serviço público, que estão pagando, em maioria, menos pelo serviço, principalmente nas viagens onde se consideram a menor distância como critério de viagem e em viagens feitas em bandeira 1.
Descrição: DA SILVA, F. I. L. Impactos da entrada do Uber no mercado de transportes municipais de Sobral-CE. 2018. TCC (Curso de graduação em Finanças), Campus de Sobral - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46477
Aparece nas coleções:FINANÇAS - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_filsilva.pdfDA SILVA, F. I. L. Impactos da entrada do Uber no mercado de transportes municipais de Sobral-CE. 2018. TCC (Curso de graduação em Finanças), Campus de Sobral - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.903,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.