Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46524
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A formação da juventude e os valores
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Educação;Valores sociais;Juventude;Influência da família
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: DAMASCENO, Maria Nobre. A formação da juventude e os valores. In: DAMASCENO, Maria Nobre; NOBRE, Esdras Barbosa. Formação da juventude e valores. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. p. 43-73.
Resumo: Nesta parte do trabalho, adotamos os suportes de Habermas (1988), que propõe a categoria de mundo vivido, orientado pela racionalidade interativa ou ação comunicativa; de Thompson (1981) contribuindo com no conceito de experiência; e, ainda, de Wills (1991), ao desenvolver a noção de produção cultural subordinada, importante para entender a cultura de resistência dos jovens, constituída com base nas práticas cotidianas destes sujeitos. O jovem na sociedade atual vive uma trama de relações sociais materiais que organizam a experiência cotidiana. Seja no plano pessoal, ou como agente social, esta tem a mesma força das relações desenvolvidas no âmbito do trabalho, podendo organizar a vida laboral. Buscamos averiguar o modo como os jovens explicam os valores interiorizados na cultura vivida no seu cotidiano, focalizando as ações e as relações sociais que desenvolvem entre seus pares, com origem de duas perspectivas básicas: a do agir comunicativo, que se pauta pelo entendimento e se preocupa com a interação, a cooperação e as ações solidárias; e a do ação estratégica, marcada, pela manipulação, a violência física e, principalmente, simbólica. texto, portanto, orienta-se para o entendimento dos valores que dão suporte à sociabilidade dos jovens, expressa no contexto familiar e social, envolvendo principalmente a vivência familiar, o local onde moram, as organizações juvenis (grupos formais e informais), priorizando as ações e relações entre pares e não pares. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46524
ISBN: 978-85-420-0203-4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_mndamasceno.pdf21,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.