Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46603
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Descrição arquivística e contextualização: experiência com o Acervo de Sebastião Salgado
Autor(es): Vital, Luciane Paula
Silva, Jônatas Edison da
Otto, Camilla Pietra
Cavalheiro, Sibelly Maria
Palavras-chave: Descrição Arquivística;Fotografia;Salgado, Sebastião, 1944-;Relato de experiência
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Informação em Pauta
Citação: VITAL, Luciane Paula; SILVA, Jônatas Edison da; OTTO, Camilla Pietra; CAVALHEIRO, Sibelly Maria. Descrição arquivística e contextualização: experiência com o Acervo de Sebastião Salgado. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 29-47, jan./jun. 2019.
Resumo: A organização do conhecimento em arquivos está centrada, especialmente, nas atividades de classificação e descrição arquivísticas. Esse é um processo que consiste na análise, síntese e representação dos conjuntos documentais, objetivando controle e acesso. Esse relato de experiência discute a importância da contextualização nesse processo. Partindo de exercícios práticos realizados no âmbito da disciplina de Descrição Arquivística, são apresentadas as pesquisas necessárias para que a documentação fosse compreendida e permitisse que a representação fosse feita. Configura-se em um relato de experiência desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos analisados e descritos constituem o acervo digital do fotógrafo Sebastião Salgado, o qual desenvolve um trabalho fotográfico que busca suscitar inquietações, com notório reconhecimento internacional. Conclui que a pesquisa, visando à contextualização, é fundamental no processo de descrição arquivística, essa necessidade é potencializada quando tratamos de fotografias, que apresentam um grau mais elevado de subjetividade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46603
ISSN: 2525-3468 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lpvitaljesilva.pdf500,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.