Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46612
Title in Portuguese: Determinação analítica da "performance" da irrigação por sulcos abertos e em declive
Author: Lima Filho, Aristides Fraga
Advisor(s): Souza, Francisco de
Keywords: Engenharia Agrícola
Issue Date: 1996
Citation: LIMA FILHO, Aristides Fraga. Determinação analítica da "performance" da irrigação por sulcos abertos e em declive. 1996. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1996.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma solução analítica para a metodologia de avaliação da irrigação por sulcos abertos e em declive apresentada por WALKER e SKOGERBOE (1987) baseada no Balanço de Volume. Tal metodologia, chamada de Método Analítico, é capaz de obter, matematicamente, a performance de um sistema, dispensando a construção de gráficos que definam os parâmetros de avaliação. A solução matemática é baseada no ajuste de equações ao modelo potencial, no cálculo de áreas sob as curvas definidas no ajuste e na intercessão de curvas, obtendo-se assim, a performance de sistemas de irrigação por sulcos abertos e em declive. Devido à metodologia desenvolvida, o método pode ser transformado em rotinas de programação, utilizando a Linguagem Pascal, com a finalidade de agilizar os resultados e proporcionar o recurso da simulação em irrigação, tão importante do ponto de vista da engenharia agronômica, podendo-se simular, em computador, situações teóricas, nas quais o projetista analisa as opções de manejo mais adequadas às suas necessidades. Para validação da nova metodologia, foi realizado um experimento de campo na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Ceará, situada no município de Pentecoste, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias, onde a metodologia foi comparada com os resultados de campo e com a metodologia de WALKER e SKOGERBOE (1987). Este experimento teve como objetivo realizar em campo três hipóteses de manejo da irrigação, muito comuns em perímetros irrigados. As hipóteses consistiram em: HIPÓTESE 1: aplicar a lâmina necessária para abastecer a zona de raízes (hipotética, já que o trabalho foi conduzido em solo sem cultura); HIPÓTESE 2: aplicar uma lâmina inferior à requerida, obtendo-se uma situação de déficit, onde o tempo de avanço é igual ao tempo de corte da água (Tco = Tav); HIPÓTESE 3: aplicar uma lâmina em excesso, acima da lâmina requerida. Os resultados mostraram que tanto a metodologia proposta por WALKER e SKOGERBOE (1987) como o Método Analítico se prestam aos fins propostos, sendo que este pode vir a substituir a metodologia de WALKER e SKOGERBOE (1987) com a vantagem de fornecer ao projetista opções de manejo, via simulação.
Abstract: An analytical solution was developed to evaluate free-draining sloping furrows based on WALKER and SKCGERBOE (1987) volume balance approach. Its application allows to obtain the system performance mathematically instead of a graphical analyses. Solution is based on fitting equations to potential models, computing areas under curves, from which system performance is obtained. The method can be easily programmed using Pascal to speed up results allowing irrigation simulation. Validation was done by using field data from six trials at "Fazenda Experimental Vale do Curu", Pentecoste-Ceará. Results were compared to WALKER and SKOGERBOE (1987) methodology. Three hypothesis were studied: (1) application of the required irrigation depth; (2) application until water reach the end of the field; (3) application in excess. Research results showed that both methodologies, WALKER-SKCGERBOE (1987) and the Analytical Method may be used in field evaluation of furrow irrigation systems. The Analytical Method may be used to simulate irrigation events.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46612
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGENA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1994_dis_laplnunes.pdf34,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.