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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação em prisões no cenário cearense: entre a história e as memórias de Jovita Alves Feitosa
Título em inglês: Education in prisons in Ceará: between the history and the memories of Jovita Alves Feitosa
Autor(es): Soares, Carla Poennia Gadelha
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Biografia;Educação;Prisão
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI
Citação: SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA, Tania Vicente. Educação em prisões no cenário cearense: entre a história e as memórias de Jovita Alves Feitosa. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 1, n.2, p. 75-90, maio./ago. 2017. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o percurso educativo traçado por Jovita Alves Feitosa, docente que investiu 22 anos de sua vida na luta pela garantia dos direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade no cenário cearense. Metodologicamente, investiu-se na história oral como meio para a coleta de dados. Realizaram-se sete entrevistas com a professora cearense durante o período de fevereiro a outubro de 2015, com o intuito de desvelar os meandros pertinentes à história e à memória da educação em prisões no estado do Ceará. Após fidedigna transcrição das falas obtidas nas entrevistas, procedeu-se à transcrição e posterior validação por parte da entrevistada. Os resultados demonstraram que Jovita Alves Feitosa assumiu o risco do pioneirismo quando passou a dedicar-se à Educação em prisões no cenário cearense. Iniciou sua trajetória como professora no Presídio Feminino, assumindo, em virtude dos excelentes resultados de seu trabalho, a Coordenadoria Educacional do Sistema Penal Cearense, onde permaneceu por mais de 15 anos. A dedicação envolvente, a sensibilidade e o compromisso ético foram marcas de Jovita Feitosa ao longo de sua trajetória profissional, sendo integralmente movida pela fé inabalável no poder transformador da Educação. A docente cearense contribuiu ativamente para que o Ceará se tornasse referência nacional como sendo o estado brasileiro com a maior taxa de presidiários envolvidos em atividades educacionais do país. A história da educação nos presídios cearenses está intrinsecamente relacionada ao percurso profissional empreendido pela educadora Jovita Alves Feitosa: uma eterna criadora de sonhos.
Abstract: This paper outlines Jovita Alves Feitosa‘s educational career, a teacher that dedicated twenty-two years of her life to guarantee the rights of the people who are deprived from freedom in the state of Ceará. In the methodological perspective, oral history was adopted as the research technique. Seven interviews were conducted with this teacher from February to October 2015 in order to reveal the complexities that are relevant to reveal the history and the memory of education in Ceará’s prisons. The interview speeches were accurately transcribed and then submitted to the respondent’s validation. The results showed that Jovita Alves Feitosa was a pioneer in dedicating herself to education in Ceará's prisons. She started her career as a teacher at the Female Penitentiary and then, for the great results of her work, she was nominated to the Educational Coordination of the Penal System of Ceará, standing there for more than fifteen years. Overwhelming dedication, sensibility and ethical commitment, besides her constant faith in the power of education transformation were the main features of Jovina Alves Feitosa’s professional trajectory. This teacher actively helped to turn Ceará into a national reference as the Brazilian state with the highest rate of prisoners involved in educational activities. The history of education in Ceará is intrinsically related to the professional journey undertaken by Jovita Alves Feitosa: an eternal creator of dreams.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46764
ISSN: 2526 8449 (eletrônico)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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