Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46887
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Saber é poder
Autor(es): Costa, Maria Celina Furtado Bezerra e
Palavras-chave: Bacon, Francis, 1561-1626;Filosofia e ciência;Sistemas filosóficos;Filosofia moderna
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Editora Gráfica LCR
Citação: COSTA, Maria Celina Furtado Bezerra e. "Saber é poder". In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p. 13-22.
Resumo: "Saber é Poder" é máxima cunhada pelo filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626). Vivendo numa época em que a lógica regente das explicações sobre o mundo e os fenômenos naturais baseava-se em Deus, começou a especular sobre outra forma de produção de conhecimentos, com esteio na experimentação, que permitiria o pleno desenvolvimento das ciências. O que diria Bacon se, após estes séculos que separam o estabelecimento do princípio Saber é poder do domínio da Ciência e da tecnologia sobre o homem, ou como diz WEIL (1990: 13), de cinco séculos de império absoluto da razão, em detrimento das artes, da religião, da Filosofia, das tradições orientais, e se defrontasse com um mundo onde a Ciência e a tecnologia estão bastante desenvolvidas, onde o homem chega já desfaz a natureza, tira a gente, põe represa, diz que tudo vai mudar. .. um mundo onde os homens exercem seus podres poderes, ao mesmo tempo em que grande parte da população mundial se encontra desprovida de qualquer benefício?[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46887
ISBN: 85-86627-13-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_capliv_mcfbcosta.pdf4,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.