Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46891
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Francis Bacon e a interpretação da natureza: o caminho para o progresso das ciências
Autor(es): Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia
Palavras-chave: Bacon, Francis, 1561-1626;Filosofia e ciência;Sistemas filosóficos;Filosofia moderna
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Editora Gráfica LCR
Citação: LEITÃO, Fátima Maria Araújo Saboia. Francis Bacon e a interpretação da natureza: o caminho para o progresso das ciências. In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p. 23-32.
Resumo: O desenvolvimento da ciência moderna deve muito a Francis Bacon. Na formulação de um novo método denominado por ele de interpretação da natureza, Bacon conclama os homens que estão interessados em efetivamente conhecer a verdade, os verdadeiros "filhos da ciência", a que deixem para trás "os vestíbulos da ciência", os hábitos pervertidos da mente e "penetrem nos segredos da natureza", lugar privilegiado para o exercício do poder do homem. O objetivo principal do presente capítulo é apresentar as linhas básicas do pensamento de Francis Bacon, seus "ditos" sobre a Ciência ser baseada na indução e na experimentação na sua busca do verdadeiro conhecimento e seus "(mau)ditos" na sua luta contra a ciência e a filosofia estéreis de sua época.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46891
ISBN: 85-86627-13-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_capliv_fmasleitao.pdf5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.