Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46974
Tipo: Artigo de Evento
Título: A representação de memórias de uma casa a partir de uma narrativa visual
Autor(es): Andrade, Mel Taynná Brito Araújo
Medeiros, Wendel Alves de
Oliveira Filho, João Vilnei de
Palavras-chave: Poética;Fotografia;Cartografia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Federação de Arte/Educadores do Brasil
Citação: ANDRADE, Mel Taynná Brito Araújo; MEDEIROS, Wendel Alves de; OLIVEIRA FILHO, João Vilnei de. A representação de memórias de uma casa a partir de uma narrativa visual. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 28.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE/EDUCADORES, 6., 6-9 nov. 2018, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF): Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2018. p.1007-1017. Tema: Ações Políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações.
Resumo: Este artigo apresenta o processo de uma investigação em artes visuais que tem como questão norteadora descobrir diferentes modos de representar memórias ativadas por vestígios físicos da minha casa, por meio de uma produção imagética. Utilizamos como metodologia a cartografia, para mapear e catalogar as memórias vivenciadas na casa, tendo como objetivo a experimentação das possibilidades de efetivar uma narrativa visual através de minha poética. Esta pesquisa ancora-se nos escritos teóricos de Gaston Bachelard (1998) e Roland Barthes (1984), e no aporte metodológico de Suely Rolnik (1989) e Lucia Gouvêa Pimentel (2017), que nos apresentam outras perspectivas possíveis de se pensar a casa, e, tendo ela como objeto, pensar as relações entre espaço e subjetividade. Por fim, proponho-me a refletir sobre a minha própria prática e processo artísticos
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46974
ISSN: 2525-880X
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_mtbaandrade.pdf354,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.