Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47063
Tipo: TCC
Título: Análise econômica da implantação de uma fazenda modelo para o cultivo de camarão branco do Pacífico, Litopenaeus vannamei
Autor(es): Nascimento, Erivaldo Luiz Castro do
Orientador: Carvalho, Rosemeiry Melo
Palavras-chave: Camarão branco;Análise econômica;Carcinicultura;Fazenda modelo;Mercado interno;Mercado externo
Data do documento: 2010
Citação: NASCIMENTO, Erivaldo Luiz Castro do. Análise econômica da implantação de uma fazenda modelo para o cultivo de camarão branco do Pacífico, Litopenaeus vannamei. 2010. 56 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O camarão branco do Pacifico Litopenaeus vannarnei — é uma espécie exotica altamente adaptada as condições de cultivo em todo o mundo devido a sua rusticidade, o que fez com que se tornasse o camarão mais cultivado e consumido em todo o ocidente, que, atualmente, é um dos principais produtos do setor primário, ficando atrás somente de culturas tradicionais como o milho e o feijão. A opção por abordar este tema deve-se ao fato de que no Brasil várias propriedades destinam parte ou a totalidade de seus recursos para a produção deste organismo, no entanto, as empresas obtem inicialmente um lucro imediato e elevado, porém, logo em seguida, passam a apresentar prejuízo insuportável. Assim, este trabalho apresenta uma análise econômico-financeira da implantação de uma fazenda modelo para o cultivo desses camarões. 0 empreendimento é dotado de tecnologias avançadas e diretrizes para maior eficiência produtiva do camarão, de forma que o produto final seja competitivo tanto no mercado interno quanto no externo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47063
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_elcnascimento.pdf45,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.