Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47399
Title in Portuguese: O educando surdo: uma discussão para além da língua(gem)
Author: Souza, Margarida Maria Pimentel de
Keywords: Deficiências da Audição
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem de Sinais
Linguagem e Educação
Issue Date: 2019
Publisher: Editora Mercado de Letras
Citation: SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. O educando surdo: uma discussão para além da língua(gem). In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 125-148.
Abstract in Portuguese: Quem é esse, em minha sala que, embora brasileiro, age e se exprime diferentemente da maioria das pessoas? Será que me fiz entender? O que ele(a) pensa? O que ele(a) quer dizer com suas mãos e corpo? O que querem dizer esses sons que se esforça para emitir? Por outro lado: O que quer dizer essa boca em constante movimento? O que ele(a) quer dizer apontando para essas letras, para esses desenhos, para esses objetos? O que são essas palavras? O que e como devo responder? Estas e outras indagações devem surgir na cabeça de pessoas que se encontram diariamente, mas que podem permanecer estranhos, um ao outro, por meses ou anos a fio: professores ouvintes e educandos surdos. Tais questões encontram seu leito no universo da linguagem, visto que, como um ser social, o ser humano se constitui e se desenvolve na e pela lingua(gem), que tem, como via fundamental de desenvolvimento, as interações. A ausência destas ocasiona obstáculos muitas vezes intransponíveis e lacunas consideráveis, se o isolamento permanece.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47399
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7591-562-2
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_capliv_mmpsouza.pdf12,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.