Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47560
Title in Portuguese: Avaliação de programas de educação profissional na contemporaneidade: modelos de aplicação sistemática
Author: Marinho, Gabrielle Silva
Alves, Liduina Lopes
Silva, Denize de Melo
Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Oliveira, Maria Lucijane Gomes
Lima, Marcos Antonio Martins
Keywords: Avaliação de Programas
Educação Profissional
Modelos de Avaliação
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MARINHO, Gabrielle Silva et al. Avaliação de programas de educação profissional na contemporaneidade: modelos de aplicação sistemática. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: O presente estudo objetiva descrever a visão contemporânea da avaliação de programas de educação profissional relativos ao segmento de TD&E com aplicação sistemática em uso em instituições brasileiras. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa descritiva, desenvolve-se em proposta de espaço metodológico quadripolar (DE BRUYNE et al., 1977), assim o campo científico é estruturado em quatro polos distintos, que se complementam e interagem enquanto eixos de mesma prática metodológica: epistemológico, teórico, morfológico e técnico. O trabalho trata-se de uma síntese da pesquisa para desenvolvimento do polo morfológico do estudo. O aporte teórico da avaliação praticada embasa-se em modelos de avaliação teórica e empírica prescritas na literatura de Lima Filho e Trompieri Filho (2013), Borges-Andrade, Abbad; Mourão (2012), Lima (2008),Stake (2006), Howe (2003), Fetterman (2001), House (2000),Stufflebeam (2000). Conclui-se que entre os modelos cuja metodologia considera uma aplicação sistemática destaca-se os seguintes: Avaliação em quatro níveis de Kirkpatrick (1976); Avaliação em cinco níveis de Hamblin (1978); Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) desenvolvido por Borges-Andrade (1982); Modelo Integrado de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho (IMPACT) elaborado por Abbad(1999) e Modelo de Avaliação Estrutural Sistêmico desenvolvido por Lima (2008). O estudo aponta que os referidos modelos são coerentes à natureza da avaliação de programas de educação profissional aplicada ao contexto de TD&E no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47560
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_gsmarinho.pdf51,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.