Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47566
Tipo: Resumo
Título: Semana de descomunicação - DESCOM
Autor(es): Farias, Analia Mendonça Ribeiro
Pinheiro, Gustavo Luiz de Abreu
Palavras-chave: Comunicação;Oficinas;Calouros
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FARIAS, Analia Mendonça Ribeiro; PINHEIRO, Gustavo Luiz de Abreu. Semana de descomunicação - DESCOM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: A Semana de Descomunicação (Descom) é um projeto realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Comunicação Social que tem por objetivo contribuir para a recepção de calouros no início de cada semestre. Trata-se de um evento com uma série de oficinas realizadas durante três dias da primeira semana de aula. Ainda que o público-alvo seja formado por alunos ingressantes no curso, o projeto também é aberto para os demais estudantes da Universidade e de outras instituições. Primeiramente é publicado um edital público para que alunos das mais diversas áreas candidatem-se a ministrar oficinas para os calouros dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Os temas das oficinas são variados e não ficam restritos à Comunicação. Na edição deste segundo semestre de 2016 foram ministradas 9 oficinas, com os temas: “#Savewebjournalism”; “A Magia da Imagem: Composição com o Photoshop”, “Produção Audiovisual: A Rotina de um produtor da RTVC na Agência”; “Edição de vídeo básica no Adobe Premiere”; “Make it simple: O Design de Pictogramas”; “Por que amamos tanto fotografia? Reflexões filosóficas e técnicas básicas”; “Islogou- Redação na Prática”; “Introdução ao Telejornalismo” e “Produção de Anúncios com Photoshop e Illustrator”. Para participar das oficinas, os alunos devem realizar a inscrição mediante doação de um quilo de alimento não-perecível, que posteriormente é doado pelos integrantes do PETCom a uma instituição de caridade. O objetivo da Descom é oferecer espaço para que os estudantes possam trocar conhecimento. Com a iniciativa, o PETCom estimula a prática do Ensino e da Extensão, dois dos pilares que constituem o tripé de valores do PET (Ensino, Pesquisa e Extensão). Na Descom desse segundo semestre de 2016 cerca de 40 alunos assistiras às oficinas, que foram ministradas por 13 estudantes dos cursos de Comunicação da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47566
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amrfarias.pdf50,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.