Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
Title in Portuguese: A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática
Author: Santana, José Rogério
Borges Neto, Hermínio
Rocha, Elizabeth Matos
Keywords: Sequência Fedathi
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Matemática - Ensino
Issue Date: 2004
Publisher: SBEM
Citation: SANTANA, José Rogério; BORGES NETO, Hermínio; ROCAHA, Elizabeth Matos. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 15-18 jul. 2004, Recife (PE). Anais... Recide (PE): SBEM, 2004. TEMA: Educação Matemática: um compromisso social.
Abstract in Portuguese: A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47584
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 2178-034X
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_jrsantana.pdf160,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.