Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47601
Tipo: Resumo
Título: Unha feita e arma na mão: as assaltantes de Fortaleza
Autor(es): Moura, Brisa Pires
Holanda, Francisco Uribam Xavier de
Palavras-chave: Rio Acaraú;Pescadores;Marisqueiras
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOURA, Brisa Pires; HOLANDA, Francisco Uribam Xavier. Unha feita e arma na mão: as assaltantes de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Em uma sociedade marcada pela “Dominação Masculina” (Bourdieu, 2012), os papéis sociais se encontram já supostamente definidos, dividindo os diversos ambientes sociais como “lugares de homem” e “lugares de mulheres”. Desta forma a pesquisa que ainda se encontra em andamento busca refletir sobre a entrada da mulher em um espaço social considerado ilegítimo e “masculino”, no caso o espaço crime, analisando principalmente a prática do assalto realizada por mulheres dentro da cidade de Fortaleza. Assim, os objetivos principais da pesquisa estão ligados a tentar obter mais informações sobre essas mulheres que vem atuando no município de Fortaleza, bem como buscar compreender um pouco mais suas ações e motivações. A metodologia que esta sendo o utilizada é sobre tudo a quantitativa onde busca-se ter uma análise do mais diversos olhares sociais sobre essa prática criminal, buscando observar tanto a opinião pública, entrevistando vítimas ou testemunhas de suas ações, observando sua forma de agir através de imagens vinculadas pela mídia local, além de ter atenção ao discurso com que essas mulheres e suas ações são entendidas. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, já se pode notar que alguns resultados e pontos que já chamam bastante atenção, como o aumento do número de assaltos praticados por mulheres, que já cresceu cerca de 60% nos últimos dez anos (SEJUS, 2014), também é bastante interessante o surgimento de grupos de assaltantes onde todos os membros são exclusivamente mulheres. Até o momento, é possível notar que a mulher na sociedade não está conquistando espaço somente nos ambientes socialmente aceitos, mas também em espaços considerados “marginais” assim como o espaço crime.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47601
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bpmoura.pdf49,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.