Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47626
Title in Portuguese: Síntese, caracterização e atividade catalítica de esferas porosas de al2o3/sio2. preparadas a partir de misturas dos polímeros quitosana/pva.
Author: Barros, Helenilson de Oliveira
Santos, Regina Claudia Rodrigues dos
Valentini, Antoninho
Keywords: Esferas
Catalise
Alumina
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: BARROS, Helenilson de Oliveira; SANTOS, Regina Claudia Rodrigues dos; VALENTINI, Antoninho. Síntese, caracterização e atividade catalítica de esferas porosas de al2o3/sio2. preparadas a partir de misturas dos polímeros quitosana/pva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Portuguese: Óxidos porosos de Al2O3/SiO2 são materiais utilizados como catalisadores, suportes catalíticos e adsorventes. Estudos prévios destacam que as propriedades e desempenho catalítico de esferas de Al2O3 e/ou Al2O3/SiO2 são dependentes tanto da rota sintética, como da razão Si/Al e do tratamento térmico. Deste modo, buscou-se estudar o efeito da mistura dos polímeros quitosana (Qts) e álcool polivinílico (PVA), como agente direcionador de porosidade e forma sobre as propriedades morfológicas e catalíticas de esferas de óxido misto Al2O3/SiO2. Para isso, soluções aquosas contendo a mistura Qts/PVA em diferentes porcentagens mássicas (100/0, 90/10, 70/30 e 50/50) foram misturados a soluções de nitrato de alumínio e TEOS numa razão molar 1:1 (Al2O3/SiO2). A mistura foi gotejada em duas diferentes soluções alcalinas, NH4OH (50% v/v) ou Na2SiO3, obtendo duas séries de amostras. Após secagem as esferas híbridas SiAl/Qts/PVA foram calcinadas a 600°C/2h. Diferentes técnicas foram utilizados para caracterização das esferas de Al2O3/SiO2 e sua atividade catalítica avaliado na reação de desidratação do etanol. Análise das medidas de Difração de Raio-x mostrou perfil característico de material amorfo. Contudo, o método de síntese produz óxido de Al2O3/SiO2 com elevada área superficial e de característica mesoporosa. Apesar do aumento da concentração de PVA promover decréscimo de área superficial todos os sólidos foram ativos na conversão do etanol, com alta seletividade a produtos de desidratação, principalmente a dietil éter. Contudo, a série das esferas precipitadas em NH4OH, mostraram superior conversão catalítica e maior seletividade a etileno. Isso sugere que a presença de sódio e a inserção de um teor maior de SiO2, provenientes do meio de coagulação, afetam na formação de sítios ativos de maior força ácida expostos na superfície capazes de promover a reação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47626
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_hobarros.pdf51,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.