Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47634
Title in Portuguese: Um estudo das derivadas implícitas com o uso do Software Geogebra para visualização cartesiana: o caso do Fólio de Descartes e da Cardioide
Author: Nasserala, Alessandro Mendonça
Alves, Francisco Régis Vieira
Keywords: Geogebra
Tecnologia
Matemática-Ensino
Issue Date: 2014
Publisher: Ind. Gráfica Dala's
Citation: NASSERALA, Alessandro Mendonça; ALVES, Francisco Régis Vieira. Um estudo das derivadas implícitas com o uso do Software Geogebra para visualização cartesiana: o caso do Fólio de Descartes e da Cardioide. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 938-945.
Abstract in Portuguese: No estudo das Derivadas Implícitas há muitos obstáculos de cunho algébrico‐geométrico. Nessa perspectiva, foi observado que a visualização através do software Geogebra no âmbito cartesiano do R² de algumas curvas que são encontradas no estudo do Cálculo, como o Fólio de Descartes e a Cardioide são interessante para o ensino do Cálculo. Assim, com o recurso do software, mostrar‐se‐á que a visualização cartesiana no R² constitui um componente imprescindível para o entendimento do comportamento dessas curvas, assim como a análise dos valores numéricos assumidos pelas retas tangentes a cada trajetória. A fundamentação teórica encontra‐ se nos estudos de Guidorizzi (1998), Stewart (2011), relativos às Derivadas Implícitas. Concluísse que por meio de certas situações didáticas, o software proporciona a visualização e a (re)significação de expressões complexas inerentes a este conteúdo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47634
metadata.dc.type: Tese
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_amnasserala.pdf341,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.