Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47637
Tipo: Artigo de Evento
Título: O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico
Autor(es): Santos, José Costa dos
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Mourão, David Ribeiro
Palavras-chave: Ensino aprendizagem;Matemática - ensino;Curriculum Vitae
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Ind. Gráfica Dala's
Citação: SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; MOURÃO, David Ribeiro. O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 886-891.
Resumo: O processo evolutivo das tecnologias e das ciências interferem diretamente nas novas formas de ensinar e aprender Matemática, seja na educação básica, seja no ensino superior. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática – PCNM (Brasil, 1997), a geometria pode dar contribuição à formação do cidadão ao desenvolver novas estratégias, criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. Objetivamos com essa oficina desenhar um quebra‐cabeça de triângulo equilátero para ser recortado em quatro partes e remontadas na forma de um quadrado. Discutir a partir dessa atividade o enigma criado por Henry Ernest Dudeney, as propriedades das figuras e a Socialización de Experiencias Didácticas contribuição no desenvolvimento do raciocínio geométrico. Consideramos esse quebra‐cabeça relevante para fomentar o ensino de Geometria e possibilitar novas práticas docentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47637
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Aparece nas coleções:DEE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_mjcsantos3.pdf236,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.