Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47644
Tipo: Resumo
Título: Análise dos investimentos e gastos ambientais em relação às receitas de um conglomerado industrial
Autor(es): Farias, Ivaneide Ferreira
Silva, Clayton Robson Moreira da
Lima, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho
Oliveira, Lais Vieira Castro
Palavras-chave: Investimentos ambientais;Conglomerado industrial;Gastos ambientais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FARIAS, Ivaneide Ferreira et al. Análise dos investimentos e gastos ambientais em relação às receitas de um conglomerado industrial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Os investimentos ambientais, por parte das organizações, têm avançado significativamente com o decorrer dos anos. Uma grande motivação para isso é a ligação que se estabeleceu entre essas ações socialmente responsáveis, com o desenvolvimento econômico-financeiro dessas empresas, desencadeando vantagens competitivas. Este estudo objetivou analisar a variação dos investimentos e gastos ambientais em relação às receitas de um conglomerado industrial. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e objetivos descritivos. Foram analisados os relatórios anuais de sustentabilidade do Grupo Votorantim durante os anos de 2010 a 2014. Ressalta-se que grande parte das empresas mantidas pelo grupo atua em segmentos que se utilizam da exploração de recursos naturais. Para que fosse feita a análise, os dados extraídos dos relatórios anuais foram exportados para o Microsoft Excel. Após esse procedimento, foram feitas análises horizontais tendo o ano de 2010 como base fixa para o cálculo. Posteriormente, buscou-se identificar a relação entre os investimentos e gastos ambientais e as receitas totais do Grupo Votorantim. Para isso, utilizou-se do quociente entre os gastos e investimentos ambientais e o valor total de receitas em cada ano, convertendo os resultados obtidos em valores percentuais. Observou-se o crescimento dos investimentos e gastos ambientais durante os anos de 2010 a 2014, de forma que estes dobraram no ano de 2013 em relação ao início da análise. Porém, no ano de 2014, esses investimentos e gastos sofreram queda, mesmo as receitas aumentando nesse exercício, e, conseqüentemente, observou-se uma queda também no percentual de relação entre essas contas, onde o valor caiu 2,04% em relação às receitas para 1,65% entre os anos de 2013 e 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47644
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_iffarias.pdf50,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.