Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47650
Tipo: Resumo
Título: Cine pet: muito além do peso nas escolas
Autor(es): Scheel, Carla Lily
D'Ávila, Sande Maria Gurgel
Oliveira, Maria Nilka de
Palavras-chave: Alimentação;Educação;Saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SCHEEL, Carla Lily et al. Cine pet: muito além do peso nas escolas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O documentário Muito Além do Peso, aborda temas como obesidade infantil, alto grau de consumismo na infância e crianças bem jovens com diagnósticos de doenças antes apresentadas em adultos etc. Dialoga em vários âmbitos da psicologia, sociologia, nutrição, economia doméstica, odontologia, medicina entre outros, conforme as questões de obesidade e sobrepeso são expostas. Além de mostrar abertamente como a mídia influencia a mente das crianças para o consumismo exagerado na maior parte, de alimentos industrializados e sem nenhum valor nutricional, coloca em prova a falta de tempo dos pais com os filhos, assim as crianças se voltam para os meios de comunicação , como a televisão, ficando suscetíveis aos apelos da propaganda. Exemplifica que os hábitos familiares, como pais obesos tem uma maior chance de terem filhos obesos, ajudam a prejudicar as crianças ao longo de sua vida se essa realidade não for mudada rapidamente. Nas escolas, a disciplina de educação física apresenta menor destaque, ficando apenas em teoria as aulas que deveriam ter suas horas reservadas para a educação saudável com sua importância colocada na prática à todos os alunos. Entretanto, expõe a dificuldade de reeducar crianças que, na mesma escola e com os familiares poderão sentir-se excluídos por não estarem comendo o biscoito ou bebendo o refrigerante que passa na televisão e causar uma ansiedade que desconta na comida. Para termos uma sociedade mais saudável futuramente, precisamos dar foco na educação saudável com atividades físicas nas crianças em escolas. Para isto, o presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de artigos, livros de diversos autores e mais documentários acerca do assunto. Almeja-se, após a discussão promovida por esse artigo, que haja cada vez mais visibilidade sobre o assunto e como conseguinte, mais espaços propícios à discussão nas escolas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47650
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_clscheel.pdf48,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.