Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47740
Title in Portuguese: A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual
Title: The origin and the foundations of Fedathi sequence: a historical-conceptual analysis
Author: Santos, Joelma Nogueira dos
Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Keywords: Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
Issue Date: 2019
Publisher: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
Citation: SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 6, n. 17, p. 6-19, 2019.
Abstract in Portuguese: Este artigo tem a finalidade de apresentar, por meio de uma análise histórico-conceitual, a origem e os fundamentos da Sequência Fedathi, método que conduz a ação do professor em sala de aula no processo de ensino para a aprendizagem do aluno, desenvolvido pelo professor Hermínio Borges Neto no início da década de 1970. O texto inicia-se com um breve relato histórico e, em seguida, mostra as concepções filosóficas do campo da Matemática que influenciaram seu desenvolvimento e sistematização, perpassando pelos fundamentos e princípios que embasam a concepção fedathiana de ensino. Em seguida, traz uma ideia de seus níveis: preparação, vivência e análise. Este trabalho foi realizado a partir de uma análise bibliográfica assim como de observações das vivências cotidianas do Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e nas pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos sobre a proposta metodológica aqui apresentada assim como em obras do campo da Educação Matemática. A partir de uma fundamentação lógico-dedutiva-construtiva, a proposta de Borges Neto (2016) desenvolveu-se durante três décadas e, atualmente, caminha para uma consolidação por meio das experiências em sala de aula vividas por seus pesquisadores da Matemática e também dos que atuam além das ciências exatas.
Abstract: This article has the purpose of presenting, through a historical-conceptual analysis, the origin and the fundamentals of the Fedathi Sequence, method that leads the action of the teacher in the classroom in the teaching process for student learning, developed by Professor Hermínio Borges Neto in the early 1970s. The text begins with a brief historical account and then shows the philosophical conceptions of the field of mathematics that influenced its development and systematization, going through the fundamentals and principles that underlie the Fedathian conception of teaching, then brings an idea of their levels: preparation, experience and analysis. This work was based on a bibliographical analysis as well as observations of the daily experiences of the Multimedia Research Laboratory of Faculty of Education of the Federal University of Ceará (UFC) and the researches developed over the years on the methodological proposal here presented as well as in works of the Mathematics Education field. Borges Neto (2016) proposal developed from a logical-deductive-constructive foundation developed over three decades and is currently being consolidated through the classroom experiences of his mathematical researchers and that act beyond the exact sciences
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47740
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_jnsantos.pdf192,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.