Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47806
Title in Portuguese: Olhar favela, ver cidade : intervenções do PAC-UAP em Fortaleza. 2019. 249 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Design) –Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Author: Carvalho, Pedro Henrique Vale
Advisor(s): Pequeno, Luis Renato Bezerra
Keywords: Favela
Assentamentos Precários
Urbanização
PAC-UAP
Políticas Públicas
Issue Date: Aug-2019
Publisher: UFC
Citation: Carvalho, Pedro Henrique Vale. Olhar Favela, Ver Cidade : intervenções do PAC-UAP em Fortaleza / Pedro Henrique Vale Carvalho. – 2019. 250 f. : il. color.
Abstract in Portuguese: Em um período de luta contra os retrocessos e opressões, torna-se relevante recuperar temas que envolvam o desenvolvimento e o planejamento urbano no âmbito da avaliação de políticas públicas urbanas e habitacionais que envolvam os territórios das favelas. No caso de Fortaleza, onde a favelização revela o intenso processo de desenvolvimento desigual, os projetos contratados e as obras a serem realizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento para a Urbanização de Assentamentos Precários – o PAC-UAP – indicam tendências de manutenção e aperfeiçoamento das estratégias na condução das políticas urbana e habitacional, assim como perspectivas de mudanças na configuração urbana das cidades. O volume total de recursos investidos no PAC-UAP em Fortaleza se aproxima de R$ 1,2 bilhão de Reais, atingindo a mais de uma centena de suas 636 favelas, as quais tomam parte do universo de 856 assentamentos urbanos precários detectados pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social. Mais de 50 mil famílias foram diretamente beneficiadas, das quais 18.200 com novas unidades habitacionais. Como ponto de partida, o desenvolvimento desta pesquisa tem como base a construção de um Mapa Conceitual, o qual identifica os diferentes processos inerentes à urbanização de favelas (OLHAR, DIMENSIONAR, INTERVIR e DESLOCAR) e que intitula os capítulos que seguem. Por meio deles, apresenta-se um panorama do processo de favelização de Fortaleza, seguido pela análise de um quadro de ações contratadas pelo PAC-UAP – considerando a concentração de recursos em alguns projetos –, a identificação do porte e da abrangência de cada projeto em relação ao total de favelas presentes e uma caracterização preliminar de cada um dos dez projetos, que abordará a sua produção habitacional, a realidade socioambiental e os impactos provocados no espaço urbano e nas interações sociais. A pesquisa busca dialogar com os diferentes agentes da produção do espaço, confluindo temáticas que permeiam o planejamento urbano, o direito à cidade e à habitação e a provisão habitacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47806
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DAU - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_diss_phvcarvalho.pdf43,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.