Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4794
Tipo: Dissertação
Título: Tomada de decisão no uso de aeroportos regionais para o escoamento da produção da agricultura familiar em sua área de influência: um enfoque metodológico aplicado ao caso do aeroporto de Aracati-Ceará
Título em inglês: Decision making in the use of regional airports for transporting the family farming in their area of influence: A methodological approach applied to the case of the airport Aracaty-Ceará
Autor(es): Maciel Filho, José Ari Cosme de Lima
Orientador: Arruda, João Bosco Furtado
Palavras-chave: Logística;Cadeia de logística integrada;Armazenamento e transporte de cargas
Data do documento: 2013
Citação: MACIEL FILHO, J. A. C. L. Tomada de decisão no uso de aeroportos regionais para o escoamento da produção da agricultura familiar em sua área de influência: um enfoque metodológico aplicado ao caso do aeroporto de Aracati-Ceará. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2013.
Resumo: A escolha do modal de transporte por parte das cadeias produtivas agrícolas é essencial para promover rapidez, melhorar a competitividade e a qualidade dos produtos ofertados. Nesse sentido, os meios de transporte exercem um papel estratégico no comércio e nas operações das cadeias produtivas. No caso do modal aéreo, a atividade contribui como suporte ao desenvolvimento, uma vez que ele proporciona ganhos de velocidade, confiabilidade e segurança para mercados que buscam vantagens competitivas. Este modal deve ser entendido como um sistema, que possui diversos elementos interagindo no atendimento às economias globais. Para que as economias regionais disponham do modal aéreo, faz-se necessário conhecer a demanda local por transportes, requisito indispensável ao planejamento do setor aéreo, na medida em que são identificadas as necessidades para o transporte de passageiros e cargas, ajudando a estabelecer prioridades no atendimento da demanda e na elaboração de políticas de agregação de valor à oferta do transporte. O objetivo deste trabalho é fornecer subsídios à tomada de decisão no planejamento e operação de aeroportos regionais enquanto portas de escoamento da produção regional. Abordou-se como estudo de caso o aeroporto turístico de Aracati, no Estado do Ceará. O estudo envolveu uma análise sistêmica do aeroporto e baseou-se nas preferências e necessidades de potenciais usuários. Foram aplicados questionários estruturados junto às autoridades responsáveis pela gestão do Aeroporto de Aracati, de associações de produtores agrícolas e outras pessoas responsáveis pelos órgãos competentes estaduais. Utilizou-se a técnica AHP junto aos produtores organizados em associações, cooperativas e sindicatos da região de Aracati, Fortim e Beberibe para obter as preferências dos usuários no que se refere a cinco fatores: Custos, Acessibilidade, Segurança, Tempo de chegada ao cliente e Infraestrutura de apoio ao embarque. A partir da análise dos questionários, foi elaborado um Plano de Ação visando contribuir para a tomada de decisão no que tange à adequação do aeroporto para transportar produtos regionais. Finalmente, deve-se ressaltar que, o aeroporto tem estrutura física suficiente para implantação de um terminal de cargas, mas tal investimento só deve ser feito a partir de um estudo mais aprofundado, que justifique a viabilidade do Terminal. Sugere-se que tal estudo congregue esforços conjuntos dos produtores, das entidades de apoio, dos agentes da cadeia produtiva (fornecedores, clientes e atravessadores), das empresas que atuarão no aeroporto (companhias aéreas e transportadoras) e do poder público.
Abstract: Choice of transport mode by actors of any supply chain in Agriculture sector is a very important decision to provide speed as well as to increase competitivity and quality of its products. It is known that a way a product is transported plays a strategic role in commerce and in the operations of productive chains. Air transport mode has been supporting regional development as it increases speed, reliability and safety to markets which aim competitive advantages. This transport mode must be understood as a system composed of several interacting components while attending worldwide markets. To have transport mode available in regional space it is firstly necessary knowing local transport demands through an effective planning of regional air transport sector. This is crucial because one needs to know the necessities of both passenger and cargo transport to set up priorities in attending demands as well as in put forward policies which aggregate value to transport activity. The present study aims to help decision making in planning and operating regional airports in their roles as regional production flowing portal. A case study was considered involving the airport of Aracati, county located in State of Ceará, in the northeastern Brazil. System Analysis concepts and the Analytic Hierarchical Process (AHP) tecnique were employed to search for operating problems in attending demand and to elicit necessities and preferences of potential airport customers. Structured questionnaires were applied to people in charge in Aracati Airport management and other public authorities as well as in agricultural cooperatives in the study region. So, it was possible to anticipate problems and to elicit from airport potential customers their preferences concerning five points: costs, accessibility, safety, cycle time and available land infrastructure. Consequently, an Action Plan was devised to contribute to decision making both in public and private sectors trying to reinforce the airport role in supporting import/export regional activities. Finally, it is important to mention that the Aracati Airport has enough area to build a Cargo Terminal but the necessary investments need a feasibility study and actions involving conjoint efforts of regional producers and their associations, entrepreneurs who will be operating in the airport, suppliers of the regional productive chain and public authorities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4794
Aparece nas coleções:GESLOG - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_jaclmacielfilho.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.