Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47958
Tipo: Resumo
Título: Estudo da síntese e caracterização de uma nova benzoxazina a partir do guaiacol
Autor(es): Oliveira, Jéssica Ribeiro de
Kotzebue, Lloyd Ryan Viana
Ribeiro, Francisco Wanderson Moreira
Mazzetto, Selma Elaine
Oliveira, Diego Lomonaco Vasconcelos de
Palavras-chave: Benzoxazina;Lignina;Guaiacol
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Jéssica Ribeiro de et al. Estudo da síntese e caracterização de uma nova benzoxazina a partir do guaiacol. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)
Resumo: O presente trabalho apresenta o estudo da síntese e caracterização estrutural de uma nova benzoxazina obtida a partir do guaiacol, composto cuja estrutura aromática é reconhecida como uma unidade representativa da molécula da lignina, enquadrando-se como fonte renovável e, desta forma, em concordância com os princípios da Química Verde. As benzoxazinas são compostos heterocíclicos que apresentam em sua estrutura um ou mais anéis de oxazina e tem gerado interesse devido suas potenciais aplicações na química de polímeros. O monômero (Bz-a) foi sintetizado em um balão de fundo redondo acoplado a um condensador de refluxo, utilizando guaiacol como composto fenólico, anilina como amina primária e paraformaldeído, na ausência de solventes. A mistura foi aquecida a 100°C por 24 horas. A purificação do produto se deu por meio de uma filtragem em sílica gel. Em seguida foram realizadas três lavagens com NaOH (2 mol.L-1). Após a remoção do solvente, foi obtido um composto viscoso de coloração amarelada com rendimento de 70%. A caracterização estrutural desse monômero foi realizada pelo uso de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 1H e 13C e espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR). O processo de síntese da benzoxazina a partir do guaiacol e da anilina através do método sem solvente foi concluído com êxito, confirmando a potencialidade deste composto fenólico renovável na produção de novos monômeros ecologicamente corretos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47958
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jroliveira.pdf51,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.