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Title in Portuguese: “Debaixo dos nossos pés: uma historia de molusco” - Uma proposta paradidática para o ensino fundamental em ciências da natureza
Author: Silva, Marcos Vieira da
Advisor(s): Cascon, Helena Matthews
Keywords: Livro paradidático
Invertebrados marinhos do Ceará
Fábulas
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Marcos Vieira da. “Debaixo dos nossos pés: uma historia de molusco” - Uma proposta paradidática para o ensino fundamental em ciências da natureza. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho teve como intuído a elaboração de um livro paradidático, intitulado “Debaixo dos nossos pés: uma história de molusco” abrangendo como público alvo, uma faixa de infanto-juvenil a adulto. Neste paradidático, apresentamos a história de uma Neritina virginea (MOLLUSCA: GASTROPODA) que durante uma viagem por uma praia de ambiente inconsolidado, encontra diversas espécies dentro da zona entremares. Para a formulação desta obra e escolha de personagens, bem como suas localizações na faixa de praia, tomamos como base a endofauna da praia do Pecém, Ceará. Estas informações foram geradas a partir da análise dos relatórios de monitoramento da biota marinha do terminal portuário do Pecém, entre os anos de 2004 a 2014. A partir destes dados foi possível a realização de diagnoses e ilustrações de acordo com as espécies da endofauna local. Após criação da obra paradidática, realizamos uma pesquisa de campo com a Associação Boca do Golfinho, localizada no bairro Serviluz, Fortaleza, Ceará. A fim de identificarmos a relação existente entre os moradores de uma área litorânea sobre o conhecimento da fauna local, em especial a de invertebrados marinhos. Constatamos em geral, que os participantes desta comunidade conhecem pouco a fauna marinha local, em especial a endofauna. Contudo, o interesse por se aproximar e conhecer sobre estes animais foi satisfatório para crianças, havendo um desinteresse por parte do público adulto. Neste trabalho, abordamos em cada capítulo pontos de interesses biológicos e reflexivos para os educadores de ciências e biologia. Entre eles, apresentamos temas ambientais, comportamentais, fisiológicos e morfológicos da endofauna. Tais assuntos podem servir como base e material de apoio para as aulas convencionais, informais e ao próprio livro didático.
Abstract: The present work had as its intention the elaboration of a “paradidático” book, entitled “Debaixo dos nossos pés: uma história de molusco” targeting a range of children and adolescents to adults. In this study, we present the history of a Neritina virginea (MOLLUSCA: GASTROPODA) that during a trip by a beach of unconsolidated environment, finds several species within the intertidal zone. For the formulation of the story and choice of characters as well as its location, we take as base the endofauna of the beach of the Pecém, Ceará. This information was generated from the analysis of the monitoring reports of the marine biota of the port terminal of Pecém, between the years 2004 and 2014. From these data, it was possible to carry out diagnoses and illustrations according to the species of the local endofauna. After the creation of the “paradidático” work, we realized a field research with the social Boca do Golfinho, located in the Serviluz, Fortaleza, Ceará. In order to identify the relationship between residents of a coastal area on the knowledge of local fauna, especially marine invertebrates. We found that in general the participants of this coastal community know little about the local marine fauna, especially the endofauna. However, the interest in getting closer and knowing a little about these animals was satisfactory. In addition, as negative point we perceive the disinterest in adults. In this work, we discuss in each chapter points of biological and reflexive interest for the educators off sciences and biology. Among them, we present environmental behavioral physiological and morphological themes of the endofauna. Such subjects can serve as a basis and support material for conventional, informal classes and the textbooks itself.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48098
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

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