Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48132
Tipo: Resumo
Título: Projeto ICA sustentável: gerenciamento dos resíduos sólidos
Autor(es): Costa, Antonio Luan Candido
Silva, Hemilayne Lima Lourenço da
Nascimento, Felipe Pereira do
Gouveia, Sandro Thomaz
Palavras-chave: Resíduos Sólidos;Reciclagem;Reutilização
Data do documento: 2016
Citação: COSTA, Antonio Luan Candido et al. Projeto ICA sustentável: gerenciamento dos resíduos sólidos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A questão do lixo é algo muito comentado na sociedade atual, contudo, pouco é realmente feito para mudar a realidade dessa temática. O aumento da produção de lixo no mundo está associado a um maior consumo e isso vem agravando a capacidade natural da terra para absorver esse lixo, um dos aspectos que precisam de atenção urgente é o problema de coleta desses resíduos produzidos. Partindo dessa premissa é que futuramente poderemos mudar esse quadro para uma visão mais positiva sobre a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos produzidos atualmente. Baseado nisso o projeto “ICA Sustentável” visa avaliar, caracterizar, e dar destino aos resíduos sólidos produzidos no bloco do Instituto de Cultura e Arte do campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Será feito o monitoramento dos tipos de lixo produzidos pelos usuários do ICA, para posteriormente caracterizá-los, podendo ser orgânicos, recicláveis, industriais, comerciais, verdes e eletrônicos. Ademais, a logística do lixo também será realizada pelo mapeamento de todos os pontos de coleta e mensuramento dos mesmos, além da sinalização adequada e utilização de resíduos reaproveitáveis, a fim de utilizá-los na produção de mobiliário, na caracterização de espaços de convivência. E por fim, será aplicado procedimentos práticos que possam auxiliar na determinação do peso específico, composição gravimétrica e teor de umidade do lixo do ICA. Espera-se assim dar um destino adequado aos resíduos gerados, tais como o que já vem sendo feito com relação ao lixo verde, pela sua compostagem e reuso nos jardins.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48132
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_alccosta.pdf48,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.