Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48243
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Vivo Debaixo de Chuva / Mas pingando de suó! Patativa no Pará
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Pordeus Júnior, Ismael de Andrade
Palavras-chave: Patativa, do Assaré, 1909-2002;Cultura e linguagem;Literatura popular;Poética
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Árvore Digital Editora
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de; PORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade . "Vivo Debaixo de Chuva / Mas pingando de suó!" Patativa no Pará. In: BRITO, Antonio Iraildo Alves de; PINHEIRO, Maria do Socorro. Um sertão encantado: homenagem aos 110 anos de Patativa do Passaré. São Paulo, SP: Árvore Digital Editora, 2019. p. 23-46.
Resumo: A permanência da poesia de Antônio Gonçalves da Silva, enunciada pela voz, deitada na escrita, e atualizada pelas novas tecnologias e mídias. O que levaria um menino nascido no meio do mato, longe dos grandes centros, cego de um olho aos quatro anos, com poucos meses de escola formal, a se transformar num dos nomes mais vigorosos da poesia brasileira? Antônio Gonçalves da Silva, nascido a 5 de março de 1909,na Serra de Santana, a dezoito quilômetros de Assaré, a oito léguas do Crato e a mais de quinhentos quilômetros de Fortaleza é prova da superação das adversidades na construção de um destino que não é traçado por um Deus determinista, mas, enfrentado no dia-a-dia, por todos nós. O menino poderia ter o mesmo destino de tantos outros "severinos" ou de tantos poetas/ violeiros obscuros que se perderam pelas veredas e atalhos de um sertão cáustico, cenário de "Vidas Secas". Antônio leu muito e isso deu a ele um diferencial. Era aquele menino a quem os letrados de sua cidade emprestaram um livro sabendo que ele seria bem digerido. Essas leituras não o colocaram numa torre de marfim, e se revezavam com a lida da terra, nos alqueires que o pai deixou, ao morrer quando Antônio contava com oito anos. A educação formal foi de poucos meses. Ficou a dívida ao limitado mestre.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48243
ISBN: 978-85-6-897734-7
Aparece nas coleções:ICA - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_fgccarvalhoiapordeusjunior.pdf15,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.