Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48254
Title in Portuguese: A integração das tecnologias digitais na docência: a inclusão da interdisciplinaridade nas aulas de biologia
Author: Rocha, Maria Ariane Cardoso da
Advisor(s): Lima, Luciana de
Keywords: Interdisciplinaridade.
Fisiologia Humana.
Tecnologias Digitais.
Materiais Autorais Digitais Educacionais.
Issue Date: 2019
Citation: ROCHA, Maria Ariane Cardoso da. A integração das tecnologias digitais na docência: a inclusão da interdisciplinaridade nas aulas de biologia. 2019. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: O objetivo do trabalho é analisar como as Tecnologias Digitais contribuem para a compreensão de alunos do Ensino Médio sobre Fisiologia Humana a partir de aulas interdisciplinares de Biologia e Educação Física, criando um elo que conecte o que é abordado em sala de aula com a realidade dos estudantes. Durante o percurso letivo, é notável o trabalho separado de conteúdos similares em diferentes disciplinas, demonstrando uma ausência de integração dos conhecimentos. Aliados a esta problemática, temas importantes como Fisiologia Humana também são estudados com metodologias predominantemente teóricas, dificultando a aprendizagem e a compreensão de aspectos do próprio corpo. Desenvolveu-se a pesquisa de cunho exploratório, com a participação de dezessete estudantes da turma do terceiro ano de Ensino Médio da E.E.F.M. Félix de Azevedo, durante os meses de agosto e outubro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. As coletas foram realizadas inicialmente por meio da aplicação de um questionário online e de um questionário avaliativo, seguidas da produção de tabelas e gráficos com os dados obtidos em atividade prática e de um vídeo produzido pelo grupo de alunos caracterizando o desenvolvimento de um Material Autoral Digital Educacional (MADE). A análise de dados foi realizada de forma interpretativa com ênfase em dois focos: estabelecimento de relações entre os conceitos de pressão arterial e fisiologia do exercício e facilidades e dificuldades no estabelecimento entre essas relações. O trabalho demonstrou a presença de acréscimos conceituais dos estudantes tais como a compreensão do sistema circulatório humano, do papel da pressão arterial no organismo e da atuação de hormônios nas respostas aos estímulos externos. A construção do próprio saber e a capacidade de se tornar o objeto de estudo avaliado mostraram ser, também, um importante caminho para tornar a aprendizagem mais significativa. O estudo pretende se colocar como base para novas fundamentações teóricas, onde se espera o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas ao ensino, podendo, assim, ser apresentado no Encontro de Práticas Docentes, no Seminário Institucional de Residência Pedagógica e no Seminário Institucional de Iniciação à Docência.
Abstract: The aim of this work is to analyze how Digital Technologies contribute to the understanding of Human Physiology High School students through interdisciplinary Biology and Physical Education classes, creating a link that connects what is approached in the classroom with a reality of the students. During the academic screening, it is remarkable the separate work of similar content in different disciplines, demonstrating a lack of integration of knowledge. Allied to this problem, important topics such as Human Physiology are also studied with predominantly theoretical methods, making it difficult to learn and understand aspects of the body itself. Develop an exploratory research, involving seventeen students from the third year of high school from E.E.F.M. Felix de Azevedo, during August and October 2019. A research subdivided into three phases: planning, data collection and analysis. As collections were made by applying an online questionnaire and an available questionnaire, followed by the production of tables and graphs with data displayed in practice and video activities produced by the group of students characterizing or developing a Digital Authorial Digital Material Educational (MADE). A data analysis was performed interpretatively with emphasis on two focuses: establishing relationships between the concepts of blood pressure and exercise physiology and applications and difficulties in establishing between these relationships. The work demonstrated the presence of conceptual additions of students, such as the understanding of the human circulatory system, the role of blood pressure in the body and the action of hormones in the responses to external stimuli. The construction of the saber itself and the ability to make the object of study evaluated can also be an important way to make learning more meaningful. The study aims to lay the foundation for new theoretical foundations, where we await the development of projects and activities aimed at teaching, thus allowing it to be exhibited at the Teaching Practices Meeting, at the Institutional Seminar on Pedagogical Residence and at the Institutional Seminar on Teaching Initiation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48254
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_macrocha.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.