Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48326
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Como aparecer e parecer - aprendendo as relações de cortesia em sociedade
Autor(es): Fernandes, Geraldo Augusto
Palavras-chave: Idade Média - História;Idade Média - Educação;Educação - Aspectos sociais
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora UEMA
Citação: FERNANDES, Geraldo Augusto. Como aparecer e parecer - aprendendo as relações de cortesia em sociedade. In: ZIERER, Adriana Maria de Souza; BACCEGA, Marcus; VIEIRA, Ana Lívia Bonfim (orgs.). História Antiga e Medieval: ensino, sociedade e cotidiano: diálogos entre o passado e o presente. São Luiz, MA: Editora UEMA, 2019. p. 171-184.
Resumo: Ensinar e aprender são as bases da educação a qualquer tempo, em qualquer sociedade. Os grupos constitutivos dessas sociedades são responsáveis pela manutenção e perpetuação do sistema educacional, transpondo às gerações os modos culturais de "ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade" (HISTÓRIA, [s.d.], [s.p.]). No processo de sociabilidade, a educação acontece nos espaços de convívio social, para que o indivíduo se adeque à sociedade, ao grupo ou dos grupos à sociedade. A educação deve ser encarada, também, como um "processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos" (IDEM). Esse tipo de educação deve considerar o homem no plano físico e intelectual, fazendo-o consciente e ciente das "possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca" (IDEM). Deve ainda levar em consideração o papel de transformador social para superar outros âmbitos da sociedade: a economia e a política, "buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um: (IDEM).[...] Examinado o fenômeno da educação em termos genéricos, e para que se faça uma alusão ao estudo que pretendo desenvolver aqui, observe-se a questão da educação especificamente na Idade Média, uma vez que os textos que trago aqui foram escritos e publicados nos séculos XV-XVI, quando, de acordo com historiadores, ocorre o dealbar do medievo e o início da Modernidade.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48326
ISBN: 978-85-8227-251-0
Aparece nas coleções:DLIT - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_gafernandes.pdf9,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.