Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48354
Tipo: TCC
Título: A aula prática é uma boa ferramenta para trabalhar educação ambiental no ensino médio?
Autor(es): Monte, Maria Luiza Linhares
Orientador: Verola, Christiano Franco
Palavras-chave: Aulas práticas;Educação ambiental;Água;Eutrofização
Data do documento: 2019
Citação: MONTE, Maria Luiza Linhares. A aula prática é uma boa ferramenta para trabalhar educação ambiental no ensino médio?. 2019. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A água é um elemento indispensável para a manutenção da vida, entretanto, tem sofrido declínios em sua qual idade e quantidade. As ações antrópicas são a principal causa dos impactos que prejudicam a qualidade da água, dessa forma, se reconhece a necessidade de educar para o meio ambiente, trabalhar esse conceito com educação ambiental pode ajudar na formação de cidadãos mais conscientes sobre o assunto, dessa forma, nesse estudo teve o objetivo de averiguar se as atividades de aulas práticas poderiam melhor auxiliar na sensibilização dos alunos a respeito da problemática ambiental da água, e na melhor assimilaçã o e memorização dos conteúdos científicos voltados para essa temática. Assim, foi desenvolvido um experimento em turmas do primeiro e terceiro ano do ensino médio, onde foi realizado uma aula teórica sobre a temática água e eutrofização, focando nas ações antrópicas como causa dessa eutrofização, e uma atividade prática com a mesma temática, onde foi feito um experimento com a turma, analisando em microscópio óptico os microrganismos (microalgas e cianobactérias) presentes na água de uma região eutrofizada e de uma região não eutrofizada, aplicando questionários após cada atividade, para adquirir dados quantitativos e qualitativos a respeito da indagação levantada nesse estudo.
Abstract: Water is an indispensable element for life keeping, however, it has suffered declines in quality and quantity. Anthropic actions are the biggest cause for the impacts that harms the water quality, thus recognizing the need for educate for the en vironment. Work on this concept with environmental education can help in more formation of conscience citizens about it. Thys study had the objective of evaluate if the practical activities could help in the sensitization of students about the environmenta l thematic of water and in a better assimilation and memorization of scientific content in this thematic. Thus, it was developed an experiment in first and third grade classes, where they were realized a theoric class with environmental water and eutrophic ation thematic, focused on anthropic action as cause for the eutrophication scenario, and, a practical activity with the same theme. And was realized an experiment with the class, analyzing in an optical microscope the microorganisms (microalgae and cyanob acteria) contained in the water of a eutrophized region and a not eutrophized region, applying questionnaires after each activity, for acquire quantitative e qualitative data about the question made in this study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48354
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mllmonte.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.