Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48425
Title in Portuguese: UmaaAnálise fenomenológica da óptica geométrica com o uso do Kahoot
Author: Souza, Cleóbio da Silva
Advisor(s): Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords: Óptica geométrica
Ensino médio
Ensino de Física
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, C. S. Uma análise fenomenológica da óptica geométrica com o uso do Kahoot. 2019. 57 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: A Óptica Geométrica é um tema pouco abordado em pesquisas do ensino da física. Esse assunto vem aos poucos ganhando visibilidade nos espaços acadêmicos, principalmente com o avanço da tecnologia que permite o uso de diferentes ferramentas de ensino-aprendizagem. Embora venha ganhando espaço, os alunos ainda demonstram dificuldades em acessar e compreender o conteúdo da óptica geométrica, principalmente no que diz respeito à visualização dos seus estudos. É nesse sentido, que o presente trabalho vem apresentar uma proposta de ensino através de ferramentas que possam contribuir na compreensão do conteúdo mencionado, o que seria através do Kahoot. O uso dessa ferramenta vem para facilitar o ensino aprendizagem de conteúdos tão complexos quanto a óptica geométrica. O Kahoot é apresentado aqui como uma estratégia de tornar a aula mais dinâmica e criativa, inimizando as dificuldades de aprendizagem e motivando os estudantes no aprendizado dos conceitos vistos na Óptica. Para desenvolvimento dessa técnica foi aplicada uma proposta didática para o estudo fenomenológico da Óptica Geométrica, atrelada a uma atividade gamificada, no total de 6h/aula onde o público alvo foi composto por 40 alunos do 2° e 3° ano do ensino médio, onde só usamos 22 alunos do 3º ano do ensino médio. A análise de dados foi realizada através de um questionário aplicado aos alunos para avaliação da proposta didática. Os resultados obtidos foram bem positivos em relação à motivação dos alunos para o uso das ferramentas e a contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Após a análise dos dados obtidos, concluímos que o estudo mostrou uma potencialidade com o uso da ferramenta KAHOOT e que essa proposta poderá servir como mediadora na avaliação ou revisão de determinados assuntos no ensino de Física.
Abstract: Geometric Optics is a subject little addressed in research in the teaching of physics. This subject is slowly gaining visibility in academic spaces, especially with the advancement of technology that allows the use of different teaching-learning tools. Although gaining space, students still have difficulties in accessing and understanding the content of geometric optics, especially regarding the visualization of their studies. It is in this sense that the present work presents a teaching proposal through tools that can contribute to the understanding of the mentioned content, which would be through Kahoot. The use of this tool comes to facilitate teaching learning content as complex as geometric optics. Kahoot is presented here as a strategy to make the class more dynamic and creative, minimizing learning disabilities and motivating students to learn the concepts seen in Optics. To develop this technique a didactic proposal was applied for the phenomenological study of Geometric Optics, linked to a gamified activity, in a total of 6h / class where the target audience was composed of 40 students from the 2nd and 3rd year of high school, where We only use 22 students from the 3rd year of high school. Data analysis was performed through a questionnaire applied to students to evaluate the didactic proposal. The results obtained were very positive regarding the students' motivation to use the tools and the contribution in the teaching and learning process. After analyzing the data obtained, we conclude that the study showed potentiality with the use of the KAHOOT tool and that this proposal may serve as a mediator in the evaluation or review of certain subjects in the teaching of physics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48425
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_cssouza.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.