Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48506
Tipo: Capítulo de Livro
Título: História de vida e educação para a paz: uma experiência com oficinas
Autor(es): Matos, Catarina da Graça Almeida
Silva, Élida Mônica Soares da
Matos, Kelma Socorro Lopes de
Castro, Lívia Maria Duarte de
Palavras-chave: Rede Pública de Ensino;Educação para a Paz;Formação de Professores;Sistematização do Conhecimento
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MATOS, Catarina da Graça Almeida; SILVA, Élida Mônica Soares da; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; CASTRO, Lívia Maria Duarte de. História de vida e educação para a paz: uma experiência com oficinas. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 65-76.
Resumo: O presente trabalho faz referência às experiências exitosas de oficinas de cultura de paz, em que abordamos a História de vida e a Educação para a paz com professores, buscando conhecer a perspectiva dos docentes sobre o que seria Cultura de Paz. Está dividido da seguinte forma: primeiro, iniciamos esclarecendo sobre o que são Cultura de Paz e Educação para a Paz, para uma melhor compreensão desses conceitos. Em seguida, explicitamos o conceito de História de Vida e porque entendemos que este é um instrumento importante na Educação para a Paz. No terceiro momento relatamos como se deu a oficina, e concluímos com algumas considerações pertinentes que reforçam o incentivo a formação de pessoas e a disseminação de práticas para a Paz. Utilizamos as observações registradas e o material coletado durante a oficina, tratava-se de desenhos produzidos pelos participantes representando seu interesse pelo estudo da Educação para a paz e um pequeno questionário sobre o resultado da experiência do compartilhamento de histórias de vida. Além disso, alicerçamos nosso estudo com a participação semanal no grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: Experiência de escolas, ONG' s e Secretarias de Educação Estadual e Municipal, coordenado pela professora doutora Kelma Socorro Alves Lopes de Matos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48506
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_cgamatosemssilva.pdf8,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.