Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4851
Título: Efetividade de diferentes métodos mecânicos de remoção de dentina cariada : avaliação através de micro-CT e imagem digital
Título em inglês: Effectiveness of different mechanical methods on dentin caries removal : micro-CT and digital image evaluation
Autor(es): Ferraz, Camila de Ataíde e
Orientador(es): Yamauti, Mônica
Palavras-chave: Cárie Dentária
Fotografia Dentária
Preparo da Cavidade Dentária
Data do documento: 2013
Citação: FERRAZ, C. A. (2013)
Resumo: A remoção seletiva de dentina cariada é um desafio para a Odontologia contemporânea, já que os métodos tradicionais de escavação podem remover, além do tecido cariado, dentina sadia. Objetivou-se determinar a efetividade de remoção de cárie (ERC) e o potencial minimamente invasivo (PMI) de três métodos mecânicos de escavação. Doze molares humanos com lesões de cárie oclusal em dentina foram distribuídos, de forma randomizada, em três grupos de acordo com o método de remoção: broca carbide, cureta de dentina e broca de polímero. Todos os dentes, antes de serem submetidos à etapa de escavação da cárie, tiveram suas raízes embutidas em resina acrílica. Seccionaram-se os dentes uma única vez no sentido longitudinal, tendo como referência visual o centro da lesão. Cada uma das secções foi submetida a fotografias digitais padronizadas e escaneamento por microtomografia computadorizada de raios-X (micro-CT) (Skyscan 1174, Skyscan, Kontich, Belgium) em dois momentos distintos, antes e após a remoção de cárie. Utilizou-se um programa de imagens de domínio público, ImageJ, para análise das imagens obtidas. Definiram-se as áreas de dentina cariada inicial (CI), da cavidade preparada (CP) e da cárie residual (CR) nas fotografias e nas imagens de micro-CT de acordo com critério visual. Determinou-se a ERC entre os métodos com base na relação CR/CI, enquanto o PMI foi determinado através da relação entre CP/CI. Analisaram-se os dados obtidos através de Análise de Variância a Um Critério e teste-t de Student ou Kruskal-Wallis e teste Student-Newman-Keuls. Tanto para a análise de imagem digital quanto para a análise de micro-CT, a broca carbide apresentou maior efetividade em relação à cureta (p=0,0063; p=0,0263, respectivamente) e em relação à broca de polímero (p=0,0028; p=0,0005, respectivamente), enquanto que cureta de dentina e broca de polímero mostraram resultados semelhantes para os dois tipos de imagens (p>0,05). Em relação ao PMI, para a análise de imagem digital, a broca de polímero apresentou-se como método com potencial invasivo similar à cureta de dentina (p=0.1240), porém com invasividade menor do que a broca carbide (p=0,0028). Para a análise de micro-CT, os valores de PMI de todos os grupos foram significantemente diferentes, e a broca de polímero também demonstrou o método mais conservador, tanto em relação à cureta de dentina (p=0,0030), quanto em relação à broca carbide (p<0.001). Portanto, a broca carbide foi o método mais efetivo para remoção de cárie, porém o menos conservador; e a broca de polímero apresentou baixo potencial invasivo, porém não foi capaz de remover toda a dentina cariada.
Descrição: FERRAZ, Camila de Ataíde e. Efetividade de diferentes métodos mecânicos de remoção de dentina cariada : avaliação através de micro-CT e imagem digital. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4851
Aparece nas coleções:DCOD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_caferraz.pdf948,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.