Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48691
Tipo: TCC
Título: Não existe diferença em fatores biomecânicos entre corredores com tendinopatia de calcâneo insercional ou do terço médio
Autor(es): Freitas, Lucas Valentim de
Nazareno, Thamiris Silva
Ferreira, Victor Matheus Leite Mascarenhas
Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Orientador: Oliveira, Rodrigo Ribeiro de
Coorientador: Ferreira, Victor Matheus Leite Mascarenhas
Palavras-chave: Tendão do Calcâneo;Tendinopatia;Corrida
Data do documento: 2-Dez-2019
Citação: FREITAS, L. V. et al. Não existe diferença em fatores biomecânicos entre corredores com tendinopatia de calcâneo insercional ou do terço médio. 2019. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Objetivo: Comparar fatores biomecânicos entre corredores com Tendinopatia do Câlcaneo insercional (TCi) ou do terço médio (TCtm). Desenho: Estudo transversal. Cenário: Laboratório. Participantes: Vinte e cinco corredores, divididos em dois grupos, TCi (n= 13) e TCtm (n= 12). Principais medidas de desfecho: Amplitude de movimento (ADM) passiva de dorsiflexão (DF) com joelho estendido (JE) e fletido (JF) mensurado com goniômetro. Para medição da DF em cadeia cinética fechada (Weight Bearing Lunge Test) e ADM passiva de rotação medial (RM) de quadril utilizamos inclinômetro. Alinhamento do pé através da análise do ângulo entre a linha de bissecção da perna e a linha paralela a haste fixada no antepé por software. Torque dos flexores plantares (FP), rotadores laterais (RL) e complexo póstero-lateral (CPL) do quadril medidos com dinamômetro manual. Resultados: Não houve diferença entre os grupos para as variáveis investigadas: ADM passiva de DF com JE (p= 0,941), JF (p= 0,603), DF em cadeia cinética fechada (p= 0,413), ADM passiva de RM de quadril (p= 0,477), Torque FP (p= 0,394), RL (p= 0,968) e CPL (p= 0,138). Conclusão: Não existe diferença nos fatores biomecânicos entre corredores com TCi ou TCtm.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48691
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lvfreitas.pdf601,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.