Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48803
Tipo: Resumo
Título: Desempenho operacional e energetico de um prototipo de quadriciclo agricola no preparo do solo
Autor(es): Santos, Mara Alice Maciel dos
Lopes, José Evanaldo Lima
Rocha, Daniele Oliveira da
Dutra, Jefferson Auteliano Carvalho
Monteiro, Leonardo de Almeida
Palavras-chave: Nordeste brasileiro;Preparo do solo;Agricultura familiar
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Mara Alice Maciel dos et al. Desempenho operacional e energetico de um prototipo de quadriciclo agricola no preparo do solo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: No Nordeste brasileiro são frequentes os jovens se deslocarem da zona rural para as cidades a procura de melhores condições de trabalho, neste sentido com isso torna-se cada vez mais escasso e exíguo a mão de obra utilizada e empregada na agricultura familiar. O prototipo do quadriciclo agrícola foi desenvolvido para ser utilizado por agricultores familiares contribuindo para suprir a escassez da mão de obra existente, sendo ideal para atividades desenvolvidas em pequenas áreas. A presente pesquisa foi realizada na área experimental do laboratório de Investigação de Acidentes com Maquinas Agrícolas - LIMA na Universidade Federal do Ceará no ano de 2016. No presente trabalho foi analisado o desempenho do conjunto quadriciclo agrícola acoplado com a grade de disco, avaliando a capacidades de campo teóricas e efetivas, velocidade de trabalho, consumo de combustível e a marcha ideal no preparo do solo. Utilizou-se no ensaio duas rotações, R1 de 2700 rotações por minuto (rpm) e R2 de 3800 rpm e duas marchas a M1(1ª marcha) e M2 (2ª marcha) pelo fato do quadriciclo apresentar a partir da 3ª marcha velocidades elevadas, sendo estas condizentes apenas para o deslocamento, e não para as atividades agrícolas. Concluiu-se que o quadriciclo apresentou um melhor desempenho dentro das avaliacoes realizadas somente no tratamento M1R2 com melhor capacidade de campo operacional e energético.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48803
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mamsantos.pdf48,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.