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Tipo: Dissertação
Título: Modelagem microscópica aplicada na avaliação do desempenho da segurança viária em interseções urbanas
Título em inglês: Microscopic modeling to analyze safety performance in urban intersections
Autor(es): Sousa, Janailson Queiroz
Orientador: Cunto, Flávio José Craveiro
Palavras-chave: Transportes;Acidentes de trânsito;Segurança de trânsito
Data do documento: 2012
Citação: SOUSA, J. Q. Modelagem microscópica aplicada na avaliação do desempenho da segurança viária em interseções urbanas. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: A modelagem microscópica do fluxo de veículos na infraestrutura viária urbana tem se constituído uma potencial ferramenta para a análise do desempenho da segurança viária (DSV) frente aos tradicionais métodos de análise com base nos estudos observacionais. Para consolidar essa abordagem existem desafios práticos e metodológicos que foram tratados como objetivos nesta pesquisa, dentre os quais se destacam: (i) a identificação de indicadores proxy eficientes para as análises de segurança nesse ambiente; (ii) a análise dos algoritmos de microssimulação quanto a sua eficácia de representação dos processos de condução no meio urbano, (iii) a definição de um procedimento sistemático de estimação do DSV com o uso de microssimuladores de tráfego e (iv) a validação dos indicadores sintéticos usados para medir o DSV. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma contribuição metodológica para a utilização da microssimulação de tráfego nas análises do DSV no processo de planejamento tático operacional dos sistemas de transporte com foco nas interseções urbanas. O procedimento metodológico proposto considerou a realização de cinco etapas: 1) seleção e caracterização do local de estudo, 2) codificação do local no microssimulador, 3) planejamento da simulação, 4) calibração e validação do modelo e 5) estimação dos indicadores. A aplicação do procedimento considerou três interseções semaforizadas da cidade de Fortaleza, utilizando a plataforma de microssimulação de tráfego VISSIM. Os resultados alcançados indicaram que foi possível estimar o DSV com relativo nível de confiança e um procedimento complementar de validação dos indicadores revelou um nível de consistência entre o número estimado de conflitos de interações longitudinais e o número observado de colisões traseiras observadas em campo.
Abstract: The microscopic modeling of traffic flow in urban road infrastructure has proven to be a potential tool for analyzing the performance of road safety (DSV) compared to traditional methods of analysis based on observational studies. To consolidate this approach there are practical and methodological challenges that have been treated as objectives in this research, among which are: (i) the identification of efficient synthetic indicators for the analysis of safety in this environment, (ii) the analysis of the microscopic algorithms and their effectiveness in the representation of the driving processes in urban areas, (iii) the definition of a systematic procedure for estimating the DSV using a microscopic platform and (iv) concerning the validation of synthetic indicators used to measure the DSV. Given this context, this research intended to provide a general methodological contribution to the use of microscopic traffic simulators for the analysis of the DSV in tactical and operational transportation systems planning process with focus on urban intersections. The proposed methodological procedure considered the completion of five steps: 1) selection and site characterization study, 2) coding the site in microsimulator3) planning of the simulation, 4) calibration and validation of the model and 5) estimation of the indicators. The procedure considered three signalized intersections in the city of Fortaleza, using VISSIM © as simulation platform. The results indicated that it was possible to estimate the DSV with relative confidence level and a complementary procedure for validation of the indicators showed a consistent level of consistency between the estimated number of conflicts of longitudinal interactions and observed number of rear end collisions observed in the field.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4885
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