Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48859
Tipo: Resumo
Título: Fazer-se mercador na colônia: a participação Rio-Platense na formação mercantil do Brasil.
Autor(es): Barros, Queila Guedes Feliciano
Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Mercadores;Transimperiais;Circulação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BARROS, Queila Guedes Feliciano; OLIVEIRA, Almir Leal de. Fazer-se mercador na colônia: a participação Rio-Platense na formação mercantil do Brasil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este estudo consiste em compreender o processo através do qual um sujeito comum fazia-se mercador no Brasil em meados do século XVII. Uma vez que compreendemos por mercador aquele que vendia a "retalho", ou seja, em pequenas quantidades, é pertinente compreender as atuações destes mercadores, suas ramificações, interações sociais e posição ocupada dentro da hierarquia maior que formava as redes mercantis no Atlântico Sul. A formação desse ciclo mercantil passou a se solidificar nas Capitanias do Brasil após a União Dinástica através da qual os moradores do Porto de Buenos Aires começaram a exportar Farinha de trigo, sebo, couro e carne seca para o Brasil, mas embora permitido o mesmo era restritivo, exigindo que a exportação fosse efetuada em embarcações próprias, esta restrição gerou no cotidiano do Porto de Buenos Aires estratégias para a escoação da mercadoria com mestres e pilotos portugueses de navios soltos, os mesmos transportavam a mercadoria de Buenos Aires e navegavam o seu retorno em troca de adquirir a vencidad, estabeleciam associações com a ordem jesuítica de São Francisco para conseguirem fiadores para este ciclo mercantil e formavam alianças com correspondentes em aldeamentos indígenas como Boupeba e Cairú na Bahia para garantir a circulação da produção regional platina a fim de obter o lucro necessário para retornar ao Rio da Prata com manufaturas europeias e escravizados negros conectando as Capitanias do Brasil as Dinâmicas transimperiais atlânticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48859
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_qgfbarros.pdf49,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.