Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48871
Tipo: Resumo
Título: A mediação pedagógica na disciplina de educação a distância/FACED/UFC: contributos da sequência Fedathi
Autor(es): Soares, Raianny Lima
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Mediação pedagógica;Sequência Fedathi;Educação a distância
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOARES, Raianny Lima; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. A mediação pedagógica na disciplina de educação a distância/FACED/UFC: contributos da sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Refletir sobre o papel da mediação pedagógica em contextos de Educação a Distância, evidencia a necessidade de (re)pensar acerca da postura didática que norteia as intervenções docentes. Sendo assim, este trabalho busca apresentar a experiência de mediação pedagógica da disciplina de Educação a Distância/FACED/UFC, à luz dos contributos da Sequência FEDATHI, metodologia de ensino organizada em quatro etapas (tomada de posição, maturação, solução e prova, desenvolvida por Borges Neto no final da década de 1990. Para tanto, realizou-se uma breve discussão acerca do papel do professor e do ensino frente à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no cenário educacional, bem como sobre a mediação pedagógica que deve estar imbricada neste processo. Posteriormente, fez-se um relato sobre a experiência de mediação pedagógica na referida disciplina, no intuito de apresentar sua organização didática, bem como a proposta metodológica empreendida em suas intervenções didáticas: a Sequência FEDATHI. Os dados foram apresentados a partir da análise do fórum de discussão permanente intitulado Conectando Temáticas e do diálogo com os fundamentos e etapas que compõem a Sequência FEDATHI e evidenciaram que, embora estivesse voltada inicialmente para a Educação Matemática, a referida sequência, mostrou-se valiosa para os processos de mediação do fórum de discussão, na medida em que propôs em suas intervenções a ressignificação de saberes e ampliação das intervenções docentes para além da proposta inicial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48871
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rlsoares.pdf49,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.