Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48878
Tipo: Resumo
Título: Implicações da fenomenologia do espírito de Hegel na teoria do reconhecimento de Honneth
Autor(es): Macedo, Rodrygo Rocha
Rodrigues, Jéssica Celina
Palavras-chave: Fenomenologia do espírito;Ser social;Teoria do reconhecimento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MECEDO, Rodrygo Rocha; RODRIGUES, Jéssica Celina. Implicações da fenomenologia do espírito de Hegel na teoria do reconhecimento de Honneth. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O presente anteprojeto propõe investigar como o conceito de “consciência infeliz”, encontrado na Fenomenologia do Espírito de Hegel, pode auxiliar o preenchimento de espaços e a elucidação de aporias da “teoria do reconhecimento” de Axel Honneth. De modo mais específico, o trabalho em pauta tenciona pesquisar de que modo as dinâmicas de tensão e cisão internas da consciência, tomada a nível coletivo, pode operar mudanças sociais e materiais dentro de um contexto em que o Estado se faz presente, e de que modo o movimento da consciência pode ser aplicado ao estudo do indivíduo como ser social. Neste sentido, a Seção IV da Fenomenologia do Espírito apresenta o conceito de “consciência infeliz” (das unglückliche Bewußtsein), estágio de autopercepção da consciência na qual o sujeito realiza a transição de um estado mental que considera as relações sociais de domínio e submissão ultrapassadas pela noção de que a liberdade interior é mais importante que a exterior. A consciência infeliz contribui para a aceitação de que a razão não é somente superior e transcendente ao mundo material, mas que também é intrínseca e imanente a ele, determinando o curso das coisas e agindo como impulsionador da mudança social. Dessa forma, para subsidiar a ideia da percepção dos indivíduos como sujeitos do direito mediante processos conflituosos com o poder público na “teoria do reconhecimento”, será acrescida a negligenciada obra Fenomenologia do Espírito, trabalho que se insere nos escritos de Jena de Hegel, utilizados por Honneth para fundamentar a sua teoria.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48878
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rrmacedo.pdf50,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.