Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48944
Tipo: Artigo de Evento
Título: A imprensa alternativa e o movimento feminista durante a ditadura militar no Brasil: a relevância do jornal Nós Mulheres
Autor(es): Martins, Marina Solon Fernandes Torres
Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave: Feminismo;Feminismo - História;Movimento feminista
Data do documento: 2019
Citação: MARTINS, Marina Solon Fernandes Torres; NUNES, Márcia Vidal. A imprensa alternativa e o movimento feminista durante a ditadura militar no Brasil: a relevância do jornal Nós Mulheres. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 12., 19-21 jul. 2019, Natal (RN). Anais...Natal (RN): UFRN, 2019.
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre o papel da imprensa alternativa brasileira enquanto espaço de construção, articulação e divulgação de ideias do movimento feminista que despontou no Brasil, principalmente em São Paulo, durante a década de 1970. Nosso objeto de análise é o jornal Nós Mulheres, um dos mais relevantes expoentes da imprensa alternativa naquele período, que trouxe em suas pautas além do combate ao regime imposto, os temas feministas em debate ao redor do mundo à época, tais como violência doméstica, trabalho feminino, creches públicas, direitos reprodutivos, aborto e sexualidade. Por meio da análise dos editoriais do jornal, identificamos a imprensa alternativa como um espaço de construção do protagonismo das mulheres na esfera pública por intermédio de pautas e debates que as beneficiassem diretamente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48944
ISSN: 2175-6945
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_msfrmartins.pdf362,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.