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Title in Portuguese: Um modelo de avaliação da evolução geométrica das patologias em vias não pavimentadas: aplicação ao caso do Município de Aquiraz
Title: Evaluation model of the geometrical evolution on unpaved roads’ patology: case application of the county district of Aquiraz, Ceará, Brazil
Author: Moreira, Flávio Eduardo Batista
Advisor(s): Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Keywords: Transportes
Pavimentos de asfálto - Gerenciamento
Intemperismo
Issue Date: Sep-2003
Citation: MOREIRA, F. E. B. Um modelo de avaliação da evolução geométrica das patologias em vias não pavimentadas: aplicação ao caso do Município de Aquiraz. 2003. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Abstract in Portuguese: Esta dissertação de mestrado trata de um estudo sobre a influência do intemperismo (chuva, vento, etc), tráfego, tipo de solo e relevo na queda da serventia, devido à evolução dos defeitos em vias não pavimentadas. Procurou-se aprimorar a metodologia de avaliação das condições de superfície proposta por CORREIA (2003), denominada método ALYNO. Escolheu-se o município de Aquiraz como estudo de caso da dissertação demestrado, devido às suas características, sociais, econômicas, de malha rodoviária não pavimentada e a pequena distância à Fortaleza. Desenvolveu-se, através de levantamentos topográficos de campo um modelo matemático para a modelagem de previsão de desempenho para as vias não pavimentadas, o que resultou no método modificado intitulado ALYNOMO. Considerações a respeito da evolução geométrica dos defeitos que prejudicam a serventia do trecho estudado são feitas neste trabalho. Os principais métodos de avaliação das condições da superfície de rolamento para estradas não pavimentadas são também discutidos. Esta pesquisa vem contribuir para a melhoria da metodologia de avaliação que consubstanciou o método ALYNO, propondo um modelo de previsão de desempenho quanto à serventia de estradas não pavimentadas. É importante ressaltar a necessidade da manutenção racional desse tipo de via para o desenvolvimento, tanto econômico quanto social, dos municípios.
Abstract: This Thesis focuses on intemperate weather influence (rain, wind, etc.), traffic, soil type and relief in the reduction of unpaved road level of service. It treats on the evolution of distress presents in unpaved roads. It intends to improve the performance evaluation methodology for surface conditions, proposed by CORREIA (2003), the ALYNO Method. It was chosen the county district of Aquiraz,Ceará, Brazil, as a case study in the development of this thesis, because of its social and economical characteristics, its road network and the small distance to Fortaleza city. It was developed a mathematical model to forecast performance evaluation model using topographical survey of unpaved roads, which resulted in the modified method entitled ALYNOMO. Main performance evaluation methods of surface conditions for unpaved roads are also studied. From the case study, several considerations are made on the geometric evolution of the distress according to usefulness of the studied branch. This research contributes for the improvementof the unpaved performance evaluation process and the ALYNO Method, proposing a model to forecast the performance for regular and appropriate unpaved roads. It isimportant to emphasize the need of the rational maintenance of this kind of road.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4896
metadata.dc.type: Dissertação
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