Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984
Title in Portuguese: A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES)
Title: he construction of deaf education: difficulties and dilemmas faced by chemistry teachers of the Cearense Institute of Deaf Education (ICES)
Author: Barros, Helenilson de Oliveira
Advisor(s): Moura, Carolina de Lima e
Keywords: Surdo
Química
Ensino
Issue Date: 2015
Citation: BARROS, Helenilson de Oliveira. A construção da educação dos surdos: dificuldades e dilemas enfrentados pelos docentes de química do Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES). 2015. 41 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Portuguese: Este trabalho busca conhecer e tornar público os problemas enfrentados pelos docentes, no ensino de Química para alunos surdos, assim como os problemas encontrados pelos alunos para assimilar os conteúdos ministrados. Sendo o estudo em Química repleto de símbolos e objetos microscópicos de difícil entendimento, que necessita de uma capacidade de abstração em conjunto com ilustrações e enriquecimento do conteúdo com informações repassadas de forma oral, assim os discentes surdos se encontram em grande desvantagem em relação aos alunos sem deficiência auditiva, pois a diferença de linguagem e a difícil comunicação tornam esse processo, mais conflituoso. O domínio da língua portuguesa se mostra um obstáculo de grande dimensão, pois essa ferramenta é o principal meio de comunicação utilizado pelo professor. Esta pesquisa tem como objetivo geral expor as dificuldades encontradas pelos docentes do Instituto Cearense de Educação de Surdo, (ICES), para ministrar os conteúdos de Química; Identificar as dificuldades dos alunos de assimilar os conteúdos; Observar que formação esses profissionais dispõem e que obstáculos a Química como disciplina experimental e abstrata encontra nas escolas públicas e inclusivas. Para tanto, foi utilizado entrevista estruturada com caráter qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Através de visitas ao lócus, o pesquisador coletou os dados da investigação, utilizando como instrumentais questionários e entrevistas, aplicados aos alunos e professor. Participando de algumas aulas com o intuito de obter os dados para a análise dos resultados. Munidos das informações coletadas foi possível a identificação dos principais problemas que norteiam o ensino aprendizagem dos discentes surdos. Entre eles podemos mencionar: A dificuldade encontrada com a língua portuguesa, a inexistência de laboratório para a realização das práticas o e baixo incentivo governamental. Tudo isso impacta negativamente no ensino de Química para os alunos surdos da instituição.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48984
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_hobarros.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.